Imagem 3D do novo Abrigo a construir em Carvalhosa

Um euro não basta, é certo. Mas a Pecaninos acredita que se cada um doar um euro poderá ser possível concretizar o, há muito ambicionado, abrigo para animais abandonados, projectado para um terreno cedido pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, em Carvalhosa.

Para isso, a Associação Protectora dos Animais lançou uma campanha que pretende ter escala nacional, intitulada “1 Abrigo por 1 Euro”. No total, são necessários cerca de 180 mil euros para concluir a obra.

A instituição também procura empresas que queiram ser mecenas das boxes destinadas aos animais e que possam doar materiais de construção.

“Desde a sua fundação, em 2008, a Pecaninos já tirou da rua e encaminhou para adopção perto de 3000 cães e gatos, para além da ajuda com ração e cuidados veterinários a animais de famílias carenciadas e de acolhimento temporário”, explica a associação.

 

Pedidos de ajuda são diários e contas com alimentação e veterinário são elevadas

A Associação Protectora dos Animais do Concelho de Paços de Ferreira – Os Pecaninos foi criada em 2008, por Carolina Castelo, e vai sobrevivendo à custa da solidariedade e de donativos.

Nos últimos anos, tem-se dedicado a recolher animais da rua, tratar deles e encontrar-lhes famílias que os adoptem. O abrigo existente, improvisado nas traseiras de uma fábrica e que foi crescendo aos poucos, está a rebentar pelas costuras e há muito que não satisfaz as necessidades da instituição.

O projecto de construir um espaço de raiz para albergar estes cães e gatos já existe há alguns anos. A Câmara Municipal de Paços de Ferreira cedeu um terreno com quatro mil metros quadrados, em Carvalhosa, e o projecto está licenciado, faltando apenas dar início à obra.

Imagem 3D do novo Abrigo a construir em Carvalhosa
Imagem 3D do novo Abrigo a construir em Carvalhosa

Mas são precisos apoios. A instituição acaba de lançar uma campanha, de âmbito nacional, para recolher verbas para a construção deste abrigo para animais. “1 Abrigo por 1 Euro” é slogan que não engana. A Pecaninos pede a cada um que doe um euro para ajudar este projecto a ganhar forma. No total, são precisos 180 mil euros.

Mas diariamente, também são precisos apoios para adquirir comida e pagar tratamentos veterinários. “Temos muitas despesas e estamos sempre com carências de comida. Estão sempre a chegar novos pedidos de apoio”, explica Carolina Castelo. A Associação dá abrigo a mais de 150 cães e gatos, e há novos elementos a chegar todos os dias.

O apelo é também para as empresas, do concelho e não só, que podem contribuir com dinheiro, se assim o entenderem, ou com materiais de construção para as boxes dos animais.

“Dependendo do valor doado ou dos materiais de construção cedidos poderão ter um conjunto de boxes baptizadas com o nome da empresa, por um determinado período de tempo”, explica a Pecaninos.

Imagem 3D do novo Abrigo a construir em Carvalhosa

Como ajudar?

Quem quiser contribuir para esta causa pode fazê-lo doando, pessoalmente, um euro (ou o valor que entender) ou fazendo uma transferência bancária (IBAN PT 50 0010 0000 3976 5360 0012 1. swift: BBPIPTPL).

Quem contribuir, vai ter o seu nome lavrado num mural, na entrada do Abrigo. Para isso, basta que envie um comprovativo da transferência para o email: ospecaninos.info@nullgmail.com, com a descrição “abrigo Pecaninos”.

A Pecaninos promete dar a conhecer, mensalmente, a evolução da campanha na sua página do Facebook.