Marcelo Rebelo de Sousa concedeu ao Parque das Serras do Porto o Alto Patrocínio da Presidência da República, uma chancela e um contributo do Presidente da República para concretização de ideias que tenham o futuro de Portugal como elemento de base e primordial, anunciou em nota de imprensa a Câmara Municipal de Valongo.

“Não é todos os dias que se cria uma Infra-estrutura verde desta dimensão numa área metropolitana em Portugal, e por isso mesmo, o Alto Patrocínio que o senhor Presidente da República entendeu conferir ao Parque das Serras do Porto é o maior estímulo que podíamos esperar e é também uma homenagem aos 40 anos de Poder Local e à sua capacidade de empreender!”, considera o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes, sublinha que o “Alto Patrocínio do Sr. Presidente da República ao Parque das Serras do Porto significa o reconhecimento da importância do projecto na mais alta instância, o que nos enche naturalmente de orgulho e reforça ainda mais o nosso compromisso”. Por fim, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, afirma que “a distinção atribuída pela Presidência da República motiva-nos ainda mais a concretizar os compromissos que os três municípios se têm obrigado”.

O Parque das Serras abrange aproximadamente 6 mil hectares e é um projecto geracional de cidadania e de ordenamento do território dos municípios de Valongo, Paredes e Gondomar, para ser desenvolvido ao longo de décadas, mas que vê serem já lançadas as bases da criação de uma unidade para a região, concretizando uma ideia antiga de 70 anos. A classificação como área protegida das Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, dos concelhos de Valongo, Paredes e Gondomar, constituiu o ponto de partida para uma estratégia comum aos três municípios, conscientes de que na partilha de interesses e objectivos e na conjugação de vontades, recursos e conhecimento está uma força motriz que conduz de facto a uma actuação mais abrangente, melhor fundamentada e sustentada, com maior capacidade de concretização e de captação de investimento e também com maior visibilidade.