Terreno onde vai nascer a unidade de saúde de Alfena

A construção das novas instalações do Centro de Saúde em Alfena já tem o financiamento aprovado pelo Governo, através do Portugal 2020, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte).

Em nota enviada às redacções a ARS Norte sublinha que foi aprovada a candidatura efectuada ao financiamento da construção das novas instalações da Unidade de Saúde de Alfena, acrescentando que o início das obras se “prevê serem iniciadas no ano em curso”, não adiantando ainda uma data concreta. O valor total do investimento aprovado é da ordem de 1.372 milhões de euros, cuja taxa de comparticipação do Programa Norte 2020 (FEDER) é de 85 por cento, ou seja, de aproximadamente 1.166.milhões de euros, sendo o restante proveniente do Orçamento Geral do Estado.

De referir que as futuras instalações vêm substituir as actuais que, para além de exíguas (tanto para os profissionais, como para os utentes) e com dificuldade de acesso, já manifestavam algum estado de degradação, eram desadequadas para o trabalho em equipa. A construção das novas instalações á a resposta aos anseios da população e das autarquias de Valongo e Alfena de já há vários anos. Recorde-se que já em 2011 António das Neves Pereira e a Câmara Municipal de Valongo assinaram um acordo de cedência de um terreno, com 2.500 metros quadrados, na Rua de São Vicente, onde ficaria instalada a nova unidade de saúde de Alfena. Só em Abril de 2016, depois de um encontro com a ARS-Norte, a autarquia apontava o final do ano e o primeiro trimestre de 2017 para o arranque da obra, que vai servir 16 mil pessoas. Em Dezembro último, no lançamento da primeira pedra de outra obra ansiada no concelho, a unidade de saúde de Campo, que deverá estar concluída no final de 2017, José Manuel Ribeiro disse que ainda havia “muito trabalho por fazer”, voltando a reivindicar a construção do novo Centro de Saúde de Alfena.