O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi assinalado esta segunda-feira, dia 2 de Abril.

Durante este mês e também em Maio, vão decorrer em Paredes várias actividades para sensibilizar para esta problemática, desde uma caminhada de angariação de fundos para as duas unidades de Autismo do Agrupamento de Escolas de Vilela, uma palestra que decorrerá na Escola Secundária de Paredes e um workshop de dois dias previsto para o auditório do CTIMM, em Lordelo.

O município de Paredes, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vilela, o Instituto de Desenvolvimento e a Cespu, promove no próximo domingo, 8 de Abril, pelas 9h30, uma caminhada alusiva à “Consciencialização do Autismo”, diz nota de imprensa da autarquia. A caminhada insere-se na programação da Feira da Saúde e Bem-Estar, com início e término no Pavilhão Municipal de Paredes e percorrerá as principais ruas da cidade. “O valor da inscrição reverte para as duas unidades de Autismo do Agrupamento de Escolas de Vilela, sendo de três euros, valor individual, ou dois euros por pessoa para grupos de três ou mais elementos. As inscrições poderão ser realizadas na Câmara Municipal, nas Piscinas Municipais, no Pavilhão Rota dos Móveis e no Agrupamento de Escolas de Vilela. Também são aceites inscrições no próprio dia da caminhada”, explica o município.

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Já a 10 de Abril, pelas 18h00, no Auditório da Escola Secundária de Paredes, está prevista a palestra “Entender Autismo”, no âmbito do projecto “Autismo Rocks!” da Associação Vencer Autismo e que conta com o apoio da autarquia. A sessão é gratuita e aberta ao público.

Nos dias 11 e 12 de Maio, também em parceria com a Associação Vencer Autismo e a Câmara de Paredes, decorrerá um Workshop gratuito, no auditório do CTIMM, em Lordelo, com acesso a mentoria até Julho de 2020 para as pessoas que acompanham crianças/jovens com Perturbações do Espectro do Autismo.

O projecto “Autismo Rocks!” é para implementar nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto e tem como objectivo capacitar a comunidade em geral para a compreensão e aceitação das características próprias do autismo.