A Câmara Municipal de Paredes reabriu, na passada segunda-feira, a Sala Snoezelen, no Centro Escolar de Bitarães. A iniciativa realizaou-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O conceito de sala multidisciplinar Snoezelen proporciona conforto através do uso de uma grande quantidade de estímulos sensoriais controlados, que podem ser usados de forma individual ou combinada, e que vão desde os efeitos de sons e notas musicais aos de luz, passando pela estimulação tátil e pelos aromas. O ambiente proporcionado é seguro e promove autocontrolo, autonomia, descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos. Este ambiente multissensorial que se encontra na Sala Snoezelen permite estimular os sentidos primários – tacto, paladar, visão, audição e olfacto – sem recorrer às capacidades intelectuais dos indivíduos. Apenas recorre às capacidades sensoriais. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não diretivas.

Paredes reabre Sala Snoezelen1O equipamento está disponível para todos os alunos com necessidades educativas especiais do concelho de Paredes, bem como para os utentes de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social e instituições (IPSS) de apoio à deficiência.

“A reabertura desta sala marca o início das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em Paredes, assinalado a 3 de Dezembro, data em que vamos realizar uma cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Será, ainda, construído um puzzle gigante, no átrio da Câmara, pelas escolas e pelas IPSS do concelho”, revela Hermínia Moreira, vereadora dos Pelouros de Ação Social e Educação da Câmara Municipal de Paredes.