A Câmara Municipal de Paredes, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, vai dinamizar nos dias 9, 16 e 23 outubro, o projeto designado “Formação + Próxima”, que tem como objetivo a “qualificação do mercado nesta área, baseando-se, sobretudo, na informação sobre o património local.

A formação, realizada por Cármen Rodrigues e dirigida a guias, monitores e agentes de turismo, tem uma carga horária de 10 horas e vai decorrer na Biblioteca Municipal de Paredes, sendo que nos dias 9 e 16 de outubro, as sessões decorrem entre as 15h30 e as 18h30, enquanto que no dia 23, o horário é entre as 14h30 e as 18h30.

O projeto pretende “identificar os principais locais de interesse histórico e cultural, prestar informações sobre os itinerários turísticos mais significativos e valorizar e promover a região”, revela o município.

Assim, os participantes ficarão habilitado a “recolher, tratar e dispor de informação sobre as atividades recreativas e culturais, informando e orientando clientes e turistas na realização de circuitos regionais, a conhecer a sinalética e equipamentos de apoio ao mercado do turismo e identificar os principais recursos turísticos da periferia e outras freguesias da cidade”, entre outras vertentes.

A iniciativa é gratuita, no entanto, a inscrição é obrigatória, e pode ser feita até ao dia 2 de outubro através do site da Academia Digital do Turismo de Portugal.