A freguesia de Sobreira, em Paredes, vai ter um novo lar para acolher 96 utentes, num investimento que ultrapassa os 3,5 milhões de euros e que tem um prazo de construção de 24 meses.

O auto de consignação deste empreitada, para a nova estrutura residencial para pessoas idosas e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APDIS – Associação para o Desenvolvimento Integral da Sobreira, vai ser assinado esta quinta-feira.

O novo lar representa então um investimento superior a 3,5 milhões de euros financiados, sendo que 3,3 milhões advém do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, revela o município, em comunicado.

A nova estrutura, da APDIS garante ainda alojamento para cerca 36 utentes em Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e 60 em Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

“Esta obra será uma mais-valia para todos, em especial para a população sénior, e contribuirá para o futuro e salvaguarda do bem-estar e da qualidade de vida dos nossos idosos”, diz o autarca de Paredes, Alexandre Almeida, citado em nota de imprensa.

“O investimento da autarquia na construção do novo Lar, na Sobreira, está, uma vez mais, alinhado com as necessidades de resposta social do concelho”, frisou o edil.

Recentemente, foram lançadas as obras do novo do lar em Sobrosa (para 68 utentes) e Bitarães (Paredes), a Casa do Povo de Bitarães terá um lar residencial para 36 idosos, com serviço de apoio domiciliário para 40 utentes. 

De referir que, a empreitada do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Associação para o Desenvolvimento de Vilela destinado a acolher 40 utentes em “centro de dia” e 30 utentes em apoio domiciliário.

Os novos equipamentos sociais em Sobrosa, Sobreira, Bitarães e Vilela representam um investimento superior a nove milhões de euros que vão criar resposta para 310 utentes, no concelho de Paredes.