O município de Paredes está a comemorar a Semana do Ambiente.

A iniciativa começou no domingo com a limpeza da Ribeira de Asmes (Louredo) e vai prolongar-se até 25 de Maio com mais acções de limpeza em ribeiras, exposições temáticas, actividades ao ar livre, plogging (combina a corrida com a apanha de lixo ao longo do percurso), entre outras actividades. Será dado ênfase ao trabalho desenvolvido pelas escolas em matéria de preservação do meio ambiente.

Esta segunda-feira, é comemorado o Dia da Abelha em Aguiar de Sousa e, em Paredes e Lordelo, o Dia Europeu do Mar.

Na terça, Paredes comemora o Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural e recebe, na Biblioteca Municipal, a exposição “O Mar de Paredes”. Em Cristelo, o tema vai ser “Desafios sobre biodiversidade local”, com o Clube de Ciência Viva.

 

O dia seguinte vai ser de exposição de Registos da Biodiversidade na Ribeira de Asmes no Centro Cívico de Louredo. Em Paredes, vai comemorar-se o Dia Mundial da Biodiversidade, no Parque da Cidade.

 

Na quinta-feira, os alunos terão aulas ao ar livre e desenvolverão diversas actividades, um desafio da Associação Nacional de Professores e a Associação Movimento Bloom. Vai ser também realizada uma visita às Eco Escolas, com uma exposição em cada escola dos trabalhos desenvolvidos no projecto

No dia 24 de Maio, Baltar recebe a actividade de plogging no Kartódromo, com a participação da EB de Baltar. Será ainda comemorado o dia Europeu dos Parques Naturais, com a distribuição pelas escolas do município do livro “Parques Metropolitanos do Porto” e do “Mapa do Património Natural da Área Metropolitana do Porto”. Em Paredes, decorrerá o workshop “Flora Vascular” na Biblioteca Municipal e uma visita ao Parque da Nossa Senhora do Salto, organizado pelo Parque das Serras do Porto.

No último dia, decorre a limpeza da Ribeira de Asmes, no Parque da Cidade.

“Aprender a valorizar e a preservar a natureza e a biodiversidade” são os objectivos desta Semana do Ambiente dedicada à comunidade escolar, mas também à população em geral, segundo refere a autarquia em comunicado.