Criaram perfis falsos, nas redes sociais, fazendo-se passar por mulheres, e atraíam homens para encontros. Quando estes chegavam ao local ermo, um descampado em Vandoma, atacavam-nos com catanas, facas e paus.

Segundo o Jornal de Notícias, os dois homens, já com cadastro, foram detidos esta segunda-feira pela GNR de Penafiel depois de terem sido registadas 10 queixas. Uma amiga que colaborava no esquema vai também ser presente ao juiz.

O jornal adianta que algumas das vítimas, a quem eram destruídos os carros, tiveram que recorrer à assistência hospitalar face ao grau de violência dos agressores.

A GNR divulgou, esta tarde, que os homens têm 23 e 24 anos e a mulher 22 anos. Foram detidos pela prática de crimes de burla, roubo e agressão, nos concelhos de Paredes, Celorico de Basto e Maia. 

“Os indivíduos, através de perfis falsos, criados em páginas de internet dedicadas a encontros amorosos, convidavam homens a encontrarem-se com supostas mulheres, que aí eram publicadas. Aquando da chegada ao local do encontro, os suspeitos agrediam violentamente as vítimas, com recurso a armas brancas e paus, roubando-lhes os telemóveis e dinheiro”, descreve a GNR.

A investigação durava há um mês e foram realizadas duas buscas domiciliárias. “No seguimento das diligência foi possível recuperar 15 telemóveis, tendo um homem sido constituído arguido pelo crime de receptação”, refere comunicado.

Os detidos têm antecedentes criminais pela prática do mesmo crime, sendo que um deles encontrava-se em liberdade condicional, por homicídio, abuso sexual de menores e sequestro.

Os detidos estão a ser presentes no Tribunal Judicial de Marco de Canaveses.

* Notícia actualizada às 16h00 com informação da GNR