A Câmara Municipal de Paredes agendou um conjunto de actividades desportivas, sociais e recreativas destinadas à população com deficiência ou incapacidade e que decorrem até ao próximo ano.

O programa foi apresentado quarta-feira pelos vereadores da Ação Social, Beatriz Meireles, e do desporto, Renato Almeida, assim como pelo ‘Grupo de Trabalho para a Inclusão’, do qual fazem parte sete escolas e quatro associações do concelho.

As actividades começam já na próxima semana, com aulas de natação adaptada, com vertente de competição, uma iniciativa designada “vamos à água”. Paralelamente, realiza-se a “vamos ao golfe”, através da promoção de torneios entre os municípios de Paredes, Lousada e Penafiel.

O “boccia vai às escolas e instituições” foi outra das propostas apresentadas pelo executivo.

Para além disso, o programa inclui ainda iniciativas que abrangem as áreas social e recreativa, com a exposição de pintura ‘Olhares Desiguais’ que será apresentada em escolas e instituições do município.

E porque no dia 3 de Dezembro se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a autarquia preparou um encontro de natação adaptada, que decorre na Piscina Municipal local, assim como uma palestra subordinada ao tema “o papel do desporto adaptado na inclusão social das pessoas com deficiência”. A terminar este dia, está agendado um concerto com a Orquestra INQuieta.

No dia 10 de Dezembro, sobe ao palco um espectáculo de Natal intitulado “Bosque do Piripak”.

O programa estende-se ao próximo ano, através de “ações que visam promover o desenvolvimento de competências sociais e profissionais”, explicou a edilidade, durante a apresentação deste projecto. Oficinas criativas de artes e música e uma sessão de sensibilização para uma empregabilidade inclusiva, feito em parceria com a Associação Salvador, são outras das dinâmicas propostas.

Para o Carnaval, mais concretamente a 25 de Fevereiro, vai ser preparado um desfile, onde os protagonistas vão ser escolas e associações do município de Paredes. que trabalham com a população portadora de deficiência.

O calendário inclui ainda um Encontro de Orientação Adaptada, no dia 21 de Março, uma visita à Casa da Música, no Porto, agendada para o dia 1 de Abril. No último dia de Maio decorrem as Jornadas “Desporto para todos”.

No verão, de 25 a 29 de Julho, realizam-se as “Férias Inclusivas”.