Página SE Plameiras. Foto: Cesar Greco(DR). Abel Ferreira comemora a conquista da Copa do Brasil

Há três anos, no dia 30 de outubro de 2020, Abel Ferreira era confirmado como novo treinador do Palmeiras, num percurso que se tem revelado de sucesso e com vários feitos a registar.

O Palmeiras decidiu preparar uma cerimónia de homenagem a Abel Ferreira, que alcançou os três anos ao serviço do clube de São Paulo, numa homenagem que aconteceu em pleno relvado, antes do treino de terça-feira, e contou com a presença de toda a equipa técnica. Abel Ferreira não segurou as lágrimas.

“O início de uma trajetória marcada por momentos épicos e grandes títulos. Há três anos, Abel Ferreira era anunciado como técnico. O resto é história”, escreveu o Palmeiras nas redes sociais. Durante a homenagem, o penafidelense não escondeu as lágrimas ao dizer: “pensava que tinha apenas uma família, mas afinal tenho duas”.

Acompanhado na equipa técnica por João Martins, Vítor Castanheira, Carlos Martinho e Tiago Costa, o treinador de Penafiel já alcançou oito títulos, com destaque para a Taça Libertadores em 2020 e 2021.

Também um campeonato, uma Supertaça sul-americana, uma Taça do Brasil, duas edições do Campeonato Paulista e a Supertaça do Brasil compõem o currículo.

Refira-se que, Abel Ferreira é o treinador estrangeiro com mais títulos no Brasil, oito, por isso, recebeu o prémio de melhor técnico do campeonato brasileiro em 2022 e o segundo com mais títulos na história do Palmeiras. Também foi o que mais vezes disputou finais na história do Palmeiras, 11 finais, e o que venceu . mais jogos pela equipa brasileira na Taça Libertadores. Contabiliza ainda, 221 jogos, 128 vitórias e mais de 400 golos marcados desde a sua chegada ao clube, revela O Jogo.

Foi nomeado para treinador do ano nos Globe Soccer Awards 2022 e o primeiro da história a colecionar pelo menos um título de campeonato estadual, um de campeonato nacional e um de campeonato internacional pelo Palmeiras

Tem mais de 1,5 milhões de euros doados para instituições de solidariedade, através do livro “Cabeça Fria, Coração Quente”, tendo sido condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique pelos seus êxitos no Palmeiras, entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Recebeu os prémios de Mérito, da Liga Portugal, Quinas de Ouro, da Federação Portuguesa de Futebol, e o título de cidadão paulistano e medalha de honra ao mérito desportivo do governo do estado de São Paulo.

Tem ainda no seu plamarés os prémios CNID de melhor treinador português no estrangeiro e o nono melhor do mundo em 2022, pela IFFHS, assim como o de melhor treinador da América, anualmente atribuído pelo jornal El País, do Uruguai.

Entretanto, Abel Ferreira continua a somar com a sua eqipa a manter-se em grande destaque na corrida ao ‘bis’ no campeonato brasileiro, ao bater fora quarta-feira o líder Botafogo por 4-3, após chegar ao intervalo a perder por 3-0, em encontro da 31.ª jornada.

A formação da casa dominou por completo a primeira parte, na qual marcou três golos e poderia ter conseguido o dobro, mas, na segunda, a formação de Abel Ferreira reagiu e operou uma reviravolta ao vencer por 4-3.