Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A Câmara de Paços de Ferreira vai oferecer, já este ano lectivo, as refeições escolares a todos os alunos do primeiro ciclo. A medida, que vem reforçar a política de apoio à educação do município, foi anunciada hoje, numa cerimónia que marca o arranque do ano escolar, e promete ter impacto no orçamento familiar, sobretudo da classe média.

Segundo a autarquia serão abrangidos 2.164 alunos e terá um custo anual a rondar os 380 mil euros.

“Depois de o município ter assegurado gratuitamente manuais escolares até ao 12.º ano, esta medida inovadora a nível nacional dá mais um contributo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do concelho”, defendeu Humberto Brito, presidente do município.

Lembrando que foi um compromisso eleitoral, o autarca salientou que com esta medida “Paços de Ferreira marca a diferença no país”. “Queremos que Paços de Ferreira seja uma referência nacional na área da educação”, sustentou.

O dia serviu também para Humberto Brito recordar o caminho percorrido desde que assumiu os destinos da autarquia e reafirmar que, apesar da dívida encontrada, conseguiu fazer investimento e adoptar medidas de apoio à população. Elencou várias conquistas, como a redução do preço da água, a oferta de manuais escolares até ao 12.º anos, a aposta na iluminação LED, a redução da taxa de IMI, o aumento dos apoios sociais a seniores e estudantes, a requalificação da rede viária do concelho, a aposta na regeneração urbana, a redução da taxa de desemprego e da dívida municipal, entre outros.

Antes, o vereador da Educação, descreveu o trabalho feito no âmbito do projecto educativo do concelho. Paulo Sérgio Barbosa lembrou que haverá mais duas actividades de enriquecimento curricular, a robótica e o xadrez. Já a academia profissional em criação, adiantou o autarca, terá cursos de design de moda e marketing digital. O vereador sustentou ainda que o concelho tem bons rácios no âmbito do insucesso escolar, abaixo da média nacional. Este ano lectivo haverá um projecto educativo no âmbito da cultura focado na cultura castreja e na Rota do Românico.

Publicidade