Paços de Ferreira tem um novo clube de ciclismo

Projecto tem como enfoque a formação, mas pretende também apostar na competição

0

“SC Bike Team – Segredos do Ciclismo” assim se designa o novo projecto e a nova escola de ciclismo com sede na freguesia de Seroa, em Paços de Ferreira.

Segundo Sérgio Silva, da SC Bike Team – Segredos do Ciclismo, o projecto, criado este ano, tem como objectivos promover o ciclismo de formação, educar e ensinar a prática do ciclismo para as crianças e jovens, formando os futuros ciclistas do pelotão nacional.

Ao Verdadeiro Olhar, Sérgio Silva assumiu que o projecto integra um conjunto de especialistas e pessoas ligadas à área do ciclismo, como Tiago Torres, o criador da Academia Segredos do Ciclismo e pretende, nesta fase, crescer de forma sustentada para posteriormente ser uma referência na região e até no país.

Nesta fase, o grupo de nove pessoas que fazem parte do projecto, vão trabalhar apenas com os cadetes, sendo propósito da escola alargar, posteriormente, para juniores e sub-23.

“É um projecto ambicioso, que pretendemos que cresça de  forma sustentada, estamos a dar ainda os primeiros passos, mas queremos  ser uma escola referência”, frisou, salientando que o projecto nasceu da paixão que todos os elementos do grupo nutrem pelo ciclismo e pela vontade  de formar novos atletas que possam, nesta modalidade, projectar o concelho e dignificar o ciclismo nacional.

Sérgio Silva avançou, ainda, que uma das razões que o levou a aderir à escola foi o facto de querer ajudar jovens e adolescentes com potencialidades para a modalidade que muitas vezes não dispõem de condições nem suporte para o fazer. Foi o caso do seu filho, que foi  campeão nacional de juvenis, a título individual, sem o apoio de qualquer equipa. Isso despertou em Sérgio Silva a vontade de ajudar outros jovens, com talento, que muitas vezes não dispõem de suporte.

O projecto pretende, igualmente, destacar-se pelas boas condições que dá aos atletas e lhes permita cresçam enquanto pessoas e enquanto ciclistas, conferindo-lhes instrumentos que lhes permitam crescer. Agora está em fase de divulgação, a recrutar jovens com idades entre 12 e 15 anos de idade, mas o objectivo é competir já no próximo ano, em Março, nas provas de estrada, quer em Portugal quer fazendo algumas competições na Galiza, Norte de Espanha.

Tiago Torres, mentor do projecto, foi ciclista federado entre 2007 e 2009, é treinador de ciclismo desde 2011. É licenciado em Educação Física e Desporto pelo Instituto Superior da Maia e tem o curso de treinador de Ciclismo Grau II pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Conta com nove anos de experiência no ciclismo, é conhecido pela sua vasta experiência no ciclismo nas camadas jovens.