Na próxima terça-feira, vai ser inaugurada em Paços de Ferreira uma exposição da colecção “Sobreiro” dos Irmãos Campana, designers brasileiros.

As peças exclusivas de mobiliário em cortiça portuguesa foram desenvolvidas pelo Estúdio Campana, de Fernando e Humberto Campana – um dos principais estúdios de design do mundo, fundado em 1983, em São Paulo -, cujo projecto é inspirado em materiais nobres de Portugal. A produção foi realizada em Paços de Ferreira.

A concepção das peças envolveu uma pesquisa sobre a cultura e a realidade portuguesa, que passou pela visita de Humberto Campana a Portugal, nomeadamente, a Paços de Ferreira, em Janeiro.

Para os designers, a cortiça é “a matéria prima ideal para a concepção de móveis com design sólido, enquanto curvilíneo e leve”, segundo um comunicado da autarquia.

A exposição, aberta ao público, vai ser inaugurada às 16h00, no átrio de entrada da Câmara de Paços de Ferreira, pelo presidente da autarquia, Humberto Brito. Paulo Lourenço, chefe do Gabinete do Ministro da Defesa, também estará presente no evento.

A mostra tem como parceiros a Corticeira Amorim, a empresa de móveis Época, de Paços de Ferreira, e a marca Capital Europeia do Móvel, promovida pela Câmara Municipal.