Os agrupamentos de escolas de Frazão e Freamunde, em Paços de Ferreira, participaram numa acção de formação e treino de técnicas básicas de utilização de meios de combate a incêndios.

As acções foram ministradas pelos bombeiros voluntários de Freamunde e Paços de Ferreira, a mais de uma centena de pessoas, avança o município.

As explicações dadas pelas equipas de protecção civil dividiram-se em componentes, a teórica e prática. A primeira inclui “a partilha de informação sobre o tipo de agentes extintores, meios de primeira intervenção, as suas aplicações e os cuidados a ter no manuseio destes equipamentos”.

Já a parte prática “passa pelo treino na utilização dos diferentes tipos de extintores, carreteis e mantas ignífugas”, explica a autarquia.

Ainda esta semana, decorreram, mas na Associação Empresarial de Paços de Ferreira, acções semelhantes, envolvendo docentes e não docentes das escolas Secundária de Paços de Ferreira e a Profissional Vértice, com um total de 50 pessoas.

“Construir comunidades com mais cultura de segurança para o risco”, assim como “populações mais resilientes” são os objectivos destas acções que estão a percorrer todas as escolas do município.