O Monte do Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira, recebeu 172 alunos e 10 professores da Escola Profissional Vértice e do Agrupamento de Escolas de Frazão para celebrar a natureza e o Dia da Árvore.

A iniciativa, do Europe Direct Tâmega, Sousa e Alto Tâmega e Eurodesk da Profisousa, em colaboração com o Observatório Ambiental do município Paços de Ferreira, visou alertar os mais jovens para “as alterações climáticas e problemática da desflorestação, provocada no nosso território principalmente por incêndios, indo ao encontro de uma das prioridades da União Europeia, nomeadamente preservar o património natural e a biodiversidade”.

Em comunicado, a organização revela que na abertura da iniciativa estiveram presentes a diretora-geral executiva da Profisousa, Sílvia Azevedo, e o vice-presidente da autarquioa, Paulo Ferreira, assim como a equipa do Observatório Ambiental.

Tratou-se de uma atividade prática, no terreno, que envolveu os jovens dos dois estabelecimentos de ensino em equipas que se dividiram entre a identificação e eliminação de espécies invasoras e a plantação de 250 árvores de espécies nativas, entre elas azevinhos, carvalhos e pilriteiros.