Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de PenafielChegamos à fase final do Orçamento Participativo (OP) em Penafiel.

Um processo que durou, sensivelmente, 3 meses chega agora à sua última fase. Depois de apresentadas 35 propostas, das quais 31 se tornaram projectos a votação, eis que são conhecidos os felizardos e que verão executadas as suas ideias durante o ano de 2017.

De facto, para uma primeira edição, podemos dizer que o balanço é extremamente positivo. A comunidade penafidelense demonstrou a sua criatividade, capacidade de intervenção cívica e a sua disponibilidade para contribuir com as suas ideias. Foi isso mesmo que fizeram os 35 proponentes iniciais, sendo que 4 deles acabaram por desistir ou ser excluídos em fase de análise técnica, levando a que fossem então 31 projectos para a fase de votação.

Cada proponente fez o melhor que pôde para promover e defender o seu projecto, o interesse que o mesmo tinha para uma determinada comunidade e os mais votados, respeitando, claro, as normas de participação aprovadas inicialmente, foram anunciados no passado dia 12 de Dezembro, em sessão pública, como estava também previsto. Em várias áreas temáticas, o Município de Penafiel vai, em 2017, iniciar a execução dos projectos vencedores no valor de quase 250 mil euros, verba que estava prevista para esta iniciativa.

A avaliar pela mobilização na votação, estou certa de que o momento da inauguração de cada projecto será, sem dúvida, um momento especial para todos aqueles que se viram envolvidos naquilo que começou por ser uma simples ideia, mas que passou a projecto e muito em breve será uma realidade para todos verem e usufruírem. Foi muito interessante ver a mobilização das pessoas em torno de algo que todos queriam muito. É esse mesmo o espírito e o conceito de um Orçamento Participativo: as pessoas idealizam, decidem e nós apenas temos de cumprir com essa vontade. Bem haja e muitos parabéns a todos pela participação e que fizeram desta primeira edição do OP um verdadeiro sucesso, deixando uma enorme porta de oportunidades para um futuro muito breve.

Aproveito, em jeito de conclusão, para, neste inicio de época festiva, desejar a todos os nossos queridos leitores um Santo e Feliz Natal e um novo ano repleto de coisas boas, muita saúde, trabalho, e alegria junto daqueles que mais gostamos.