Fotografia: Câmara de Lousada

O neuro-pediatra, Nuno Lobo Antunes, assumiu, no o 2.º Encontro de Pais, que decorreu na Escola Secundária de Lousada, que a educação melhorou significativamente nas últimas décadas em Portugal.

Conhecido pelo seu vasto currículo também através dos livros que tem vindo a escrever, Nuno Lobo Antunes falou sobre “as perturbações do desenvolvimento que levam ao insucesso escolar como a hiperactividade, défice de atenção, medicação, doenças do espectro do autismo e dislexias, temas mais recorrentes e que mais preocupação causam aos pais e educadores.

Citado em comunicado, o especialista revelou que “as crianças são muito mais felizes hoje, têm mais direito a serem crianças, existindo mais respeito pela sua natureza e pelo crescimento. A educação, em Portugal, melhorou significativamente nas últimas décadas, com os pais e estarem cada vez mais informados e atentos”.

Fotografia: Câmara de Lousada

Falando da hiperactividade, conceito muito abordado na actualidade, Nuno Lobo Antunes destacou que é muito difícil viver com uma criança que é hiperactiva e que não é tratada.

“A medicação nem sempre é bem aceite e, muitas vezes, os pais não querem falar sobre a medicação que dão aos filhos, para que não se saiba dos seus problemas e estes sejam vistos como um estigma social” , disse, sustentando que O médico, a família a escola e a criança são um quadrado importante no desenvolvimento.

O vereador da Educação, António Silva afirmou que “os pais, em cada situação do quotidiano, possam decidir, mediante pistas e dicas de especialistas, de modo mais informado”.

Depois de dois especialistas de reconhecido mérito, como Eduardo Sá e Nuno Lobo Antunes, o convidado que se segue para o Encontro de Pais será o Prof. Carlos Neto, que é Investigador da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa” – anunciou o Vereador da Educação.