A Câmara Municipal de Valongo tem, a partir de hoje, um novo site institucional que aposta na modernização seguindo a “opção estratégica do município da desmaterialização”. Prova disso é a disponibilização da totalidade dos serviços online.

Na apresentação do novo site, disponível através do endereço www.cm-valongo.pt, o presidente da câmara municipal, José Manuel Ribeiro destacou a melhoria do site, agora “mais orientado para o cidadão” e “mais amigo”, até porque está preparado para os equipamentos móveis. O autarca acrescentou que “quase 50 por cento dos acessos a estas ferramentas são em suportes móveis e não a partir do PC”.

O novo site resulta da aposta na modernização dos serviços municipais, que se concretiza numa relação mais próxima e transparente com a população”, salientou José Manuel Ribeiro, que não se esqueceu de sublinhar a subida do município no Índice de Transparência Municipal da Transparência e Integridade, Associação Cívica. Como publicado, o município, que já era o mais transparente da região em 2015, renovou essa posição em 2016 e ainda subiu patamares, estando agora entre os 10 melhor classificados do país. Ocupa a 8.ª posição com um ITM de 96 e sobe em relação ao ano passado, quando surgia na 13.ª posição do ranking. Assume-se como a câmara mais transparente da Área Metropolitana do Porto e do distrito do Porto. O objectivo é continuar o caminho de subida no índice da transparência e chegar ao primeiro lugar.

Vantagens da totalidade dos serviços online

Luís Monteiro, chefe de divisão do Ordenamento do Território, explicou que agora estão disponíveis a totalidade dos serviços municipais, incluindo 127 requerimentos, 52 dos quais da área do Urbanismo, sendo estes os mais utilizados. Segundo o responsável, nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto apenas cinco dispõem dos serviços on-line, nomeadamente Valongo, Paredes, Porto, Gaia e Maia. Já nas 11 autarquias do Tâmega e Sousa, nenhuma delas oferece este serviço. Luís Monteiro aproveitou para demonstrar as vantagens de submeter um processo urbanístico na Câmara de Valongo através dos serviços on-line, sublinhando que está tudo organizado de forma a simplificar todo o processo e permitindo que o andamento do mesmo seja igualmente acompanhado através do site, sem necessidade de deslocações ou telefonemas. O licenciamento de processos urbanísticos, a emissão de licenças de ruído ou o pedido de subsídio de transporte escolar são apenas alguns exemplos dos muitos serviços disponíveis através da Internet.