Ermesinde vai ter um Museu da Magia e a abertura ao pública está prevista para o “início do próximo Verão”.

A informação foi avançada pela autarquia de Valongo que assinou, ontem, o contrato de comodato com a Associação Museu da Magia Portugal, que formaliza a cedência do primeiro piso do Edifício Administrativo Dr. Faria Sampaio, em Ermesinde para a instalação do referido Museu.

Segundo a Câmara, “este espaço vai divulgar ao público em geral um acervo extraordinário, com milhares de peças e colecções únicas, entre obras literárias, vídeos, fotos e cartazes icónicos, aparatos mágicos, jogos e manuscritos, entre tanto outro espólio constituído por peças únicas do mundo do ilusionismo nacional e internacional, que a Associação Museu da Magia Portugal vem recolhendo informalmente há já alguns anos”.

Será “um Museu vivo e dinâmico, com biblioteca, sala de exposições temporárias e um pequeno espaço de actuações, que vai permitir potenciar o gosto pelo ilusionismo e formar as camadas mais jovens”, defende o município.

O presidente da Câmara de Valongo realçou que o concelho já é uma referência nesta área pela organização do MagicValongo há mais de 30 anos.