Fotografia: Câmara de Paredes

Os municípios de Paredes, Valongo e Gondomar foram distinguidos no concurso  “Municípios do Ano Portugal 2019”, iniciativa promovido pelo Universidade do Minho, pela via da plataforma UM-Cidades, que decorreu no Mosteiro de Arouca e que contou com 51 candidaturas.

O  concurso teve como objectivos reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses,  nas diversas categorias regionais, incluindo este ano, pela primeira vez, a categoria Intermunicipal que distinguiu Gondomar, Paredes e Valongo pelo projecto “Parque das Serras do Porto”.

O Funchal foi o vencedor do prémio “Município do Ano Portugal 2019” com o projecto “Funchal, Destino Acessível”.

A gala serviu para assinalar projectos de municípios que se distinguem em categorias regionais, considerando o número de habitantes.

O Parque das Serras do Porto, resulta da Associação dos Municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, assume uma posição estratégica na Área Metropolitana do Porto (AMP) e constitui “um interessante caso de estudo de gestão integrada de uma área protegida, dado que procura concertar expectativas e rentabilizar recursos em prol da dinamização de um território partilhado, com o estreito envolvimento da comunidade. O processo participativo de elaboração do Plano de Gestão, decorrido em 2018, é um excelente exemplo dessa dinâmica”.

Recorde-se que a paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto foi classificada em 2017 e em 2018 tendo sido elaborado o respectivo Plano de Gestão e implementado o primeiro projecto de conservação financiado.

O Parque das Serras do Porto abarca cerca de 6000ha em território de Gondomar, Paredes e Valongo, correspondendo a uma paisagem composta por seis serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas – intercaladas pelos vales dos rios Ferreira e Sousa.