A Câmara Municipal de Valongo vai homenagear as duas corporações de bombeiros do concelho: os Bombeiros Voluntários de Ermesinde e os Bombeiros Voluntários de Valongo.

A sessão, que vai assinalar o Dia Internacional das Cidades Educadoras, vai decorrer a 30 de Novembro, pelas 10h15, em frente aos Paços do Concelho.

Segundo a autarquia, vai haver “um aplauso colectivo de reconhecimento a estas entidades pela sua actividade em diversas frentes”. “A sua acção é particularmente reconhecida através das acções de socorro (a que o combate a incêndios tem uma visibilidade máxima) mas também através de acções de prevenção que sensibilizam e preparam as populações para possíveis situações de desastre. No entanto, e não menos importante, é a sua forte acção educativa”, sustenta o município de Valongo. 

“Os Bombeiros Voluntários desenvolvem um intenso trabalho na área da captação, treino e formação de jovens, ajudando a desenvolver cidadãos e cidadãs socialmente mais responsáveis e a formar homens e mulheres, que expressam um dos mais elevados valores: a solidariedade humana”, acrescenta a mesma fonte.

Na mesma cerimónia, será lida a Declaração das Cidades Educadoras em reconhecimento do trabalho desempenhado pelos agentes educativos locais.

Recorde-se que este dia, instituído há mais de 25 anos, visa criar consciência, à escala mundial, da importância da educação como motor de mudança.