Fotografia: Câmara de Lousada

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a Câmara Municipal de Lousada promovem, na próxima semana, as XXV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental.

A iniciativa vai decorrer no Auditório Municipal de Lousada, de 15 a 17 de Março, e tem como mote “Educação Ambiental e diálogo intergeracional: oportunidades e sinergias”.

Segundo nota de imprensa, o evento vai contar com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, bem como representantes da Direcção-Geral de Educação, Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Agência Portuguesa do Ambiente.

A Câmara de Lousada avança que o programa das Jornadas inclui, para além de conferências, exposições, oficinas pedagógicas e saídas de campo.

“Estão confirmados vários nomes de referência na área como Ignace Schops, da Federação EUROPARC, Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, Edgar Gaudiano, Universidade Veracruzana – México, e Pablo Meira, da Universidade de Santiago de Compostela”, refere nota de imprensa.

Do programa das Jornadas fazem parte três eixos temáticos. O primeiro é relativo à “Educação Ambiental: diálogo intergeracional e inclusão social”, seguindo-se a “Educação Ambiental na valorização das comunidades locais” e também a “Educação Ambiental: abordagens cooperativas, artísticas e de bem-estar”.

“Estas jornadas trazem uma oportunidade de valorizar a intergeracionalidade no desafio das crises ambientais actuais, através de diversos recursos ao serviço da Educação Ambiental, nomeadamente, em espaços públicos e em equipamentos para a Educação Ambiental, como são os centros de educação ambiental, centros de interpretação, museus, aquários, entre outros, como espaços com grande potencialidade de ‘fazer e ser cidadania, de forma acessível”, sustenta o município.

Neste encontro vai também ser abordada a Estratégia Nacional de Educação Ambiental que vigora até 2020.

O público-alvo deste evento é bastante abrangente, passando por professores dos diferentes níveis de ensino e educadores de infância, educadores ambientais, estudantes, técnicos de organizações não-governamentais e de autarquias, investigadores, políticos, jovens e público em geral.