Cumpriu-se na noite desta Quinta-feira Santa a tradição secular das Endoenças de Entre-os-Rios. Milhares de pessoas participaram nas cerimónias religiosas e na procissão do Senhor dos Passos que ligou a Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão à Capela de São Sebastião, em Entre-os-Rios. O ponto alto foi o “Sermão do Encontro”, com o encontro entre os andores de Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.

Tudo isto num cenário em que mais de 50 mil tigelinhas iluminaram as margens do Rio Tâmega e Douro, nos concelhos de Marco de Canaveses, Penafiel e Castelo de Paiva, nos lugares que constituíam o antigo Couto de Entre-os-Rios.

Hoje, realiza-se a procissão do Enterro do Senhor, pelas 15h00, com o percurso inverso, com partida da Capela de São Sebastião e término na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão.

Recorde-se que a secular celebração das “Endoenças de Entre-os-Rios” está desde 2015 inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

As Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel comparticipam as mais de 50 mil tigelinhas que iluminaram as margens dos rios.

Veja as fotos.