Nos passeios, nas bancadas, à janela ou na varanda. Todos os locais foram bons para ver passar os pilotos das primeiras provas do Penafiel Racing Fest, que decorre até domingo.

Milhares de pessoas juntaram-se ontem no centro da cidade de Penafiel e a organização acredita que esta segunda edição vai ultrapassar os números do ano passado, trazendo mais de 150 mil espectadores e tendo um impacto económico superior a um milhão de euros em negócios.

Hoje ainda há trial 4×4, rally do asfalto Taça Joaquim Santos e drag race. Amanhã o evento termina com uma prova de motos 50cc no Circuito do Sameiro e um Rally de Clássicos.

“Tanto no ano passado como neste a cidade está a abarrotar”

“As expectativas estão muito altas, demasiado altas até”, referiu Óscar Coelho, da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, entidade responsável pela organização do Penafiel Racing Fest, aos jornalistas.

Não adiantando números, salientou que “tanto no ano passado como neste a cidade está a abarrotar”. “Desde quarta-feira que se quer arranjar um quarto de hotel aqui e não há, o que é sinal que está muita gente de fora. Este ano temos aí franceses, belgas, muitos espanhóis e ingleses”, disse Óscar Coelho, acrescentando que o objectivo passa por consolidar o evento.

A Câmara Municipal de Penafiel, que apoia o evento, acredita que podem ser batidos os números do ano passado, em termos de espectadores e impacto económico. “É já possível perceber que a cidade está totalmente ocupada por espectadores de vários pontos do país que vêm ver este evento”, afiançou o presidente do município, destacando a visibilidade que o Penafiel Racing Fest ganhou logo na primeira edição.

“Vamos seguramente ter bem mais que os 150 mil que tivemos no ano passado. O trabalho feito pela organização foi positivo e este ano há mais e melhores condições para assistir com segurança às provas, quer na cidade quer nas freguesias”, referiu.

Segundo o autarca, os dados recolhidos no ano passado apontam para um impacto económico, em termos de restauração, de hotelaria e outras actividades ligadas ao desporto automóvel, na ordem de um milhão de euros. “Mas acho que, este ano, também esses valores vão ser amplamente ultrapassados. O número de inscritos foi maior, há mais equipas e tudo isso se traduz em mais actividade económica”, destacou Antonino de Sousa.

“O Penafiel Racing Fest já é uma marca e tem tudo para ser impactante em Penafiel e na região. E a nossa região precisa de eventos marcantes para nos consolidarmos cada vez mais”, defendeu.