O ciclista Miguel Moreira, da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, vai representar as cores de Portugal no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, que se realiza na Escócia, entre os dias 2 e 13 de agosto.

A Seleção Nacional vai competir com 39 corredores, estando Portugal representado nas vertentes de estrada, pista, BTT, BMX e paraciclismo, competindo em diferentes disciplinas das vertentes olímpicas e paralímpicas da modalidade, avança a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

O junior Miguel Moreira, da equipa de Penafiel, assim como Tiago Santos, da Alcobaça CC/Crédito Agrícola, vão correr a prova de fundo, que se realiza a 5 de agosto.

Apesar de Glasgow ser o centro nevrálgico da competição, as corridas distribuem-se por várias regiões do território escocês, obrigando a Seleção Nacional a ter quatro grupos de trabalho diferentes, consoante a proximidade aos locais de cada disciplina. São elas, Glasgow (estrada e pista), Peebles (XCO, XCC e XCM), Dumfries (paraciclismo) e Fort William (DHI).
A dispersão territorial deste Campeonato do Mundo e a coincidência de datas entre disciplinas diferentes obriga a um esforço logístico, que implica o envolvimento de 24 elementos de staff de apoio e direção técnica da comitiva.
O maior número de participantes será na vertente de estrada.

Refira-se que, o Campeonato Mundial de Ciclismo em Estrada é a competição da modalidade mais importante a nível internacional. Realiza-se anualmente desde 1927, em diferentes categorias e tem a chancela da União Ciclista Internacional. A diferença das grandes voltas ciclistas, é que cada categoria se disputa numa única corridae ao vencedor de cada corrida é-lhe dado o maillot arco-irís, congerindo-lhe o estatuto de campeão do mundo durante um ano.