Lousada volta a acolher mais um Mercado Histórico. Entre 7 e 10 de Junho a Avenida do Senhor dos Aflitos transforma-se para recriar uma feira tardo-seiscentista, revivendo a época pós-Restauração no contexto de uma povoação rural, mas muito marcada pelo movimento mercantil.

“A povoação do Torrão, que deu origem à vila de Lousada, inseria-se num dos principais itinerários da Idade Moderna, a estrada que ligava a cidade do Porto à região de Basto e a Trás-os-Montes. Era o trajecto preferencial de mercadores, almocreves, tropas, correios e outros viajantes”, destaca nota de imprensa do município.

Por ali haverá estalagens e tabernas, ferradores, carpinteiros, ferreiros e alquilarias.

A abertura oficial acontece esta sexta-feira, pelas 10h00, decorrendo, durante a tarde, algumas encenações teatrais. Às 21h00 realiza-se o Grande Cortejo Escolar, seguindo-se o espectáculo “Preparação da vinda do Rei”, que conta com a participação dos alunos.

Segundo a Câmara Municipal, no sábado entre as 12h00 e as 21h00, haverá música, teatro, artes circenses e dança, com a encenação da “Chegada de el-Rei D. João V a Lousada”. No domingo, as actividades repetem-se e há novo espectáculo à noite, pelas 21h45, tendo como tema “Espetáculo de Oferendas a El-rei D. João V”. No último dia, 10 de Junho, regressa a animação e um teatro musical sobre “O Mercado”.

“Todos os dias, as actividades terminam com um espectáculo de fogo junto ao Edifício dos Paços do Concelho”, refere nota de imprensa.

O Mercado Histórico vai ter ainda carrosséis e divertimentos artesanais, jogos tradicionais, falcoaria e animais da quinta, para além das inúmeras demonstrações e oficinas de artesãos de vários ofícios e exibições de esgrima histórica.