Marcelo Rebelo de Sousa é o novo Presidente da República. O candidato conseguiu 52% dos votos numas eleições presidenciais em que a taxa de abstenção superou os 51%.

Além de ter vencido em todos os distritos do país, Marcelo Rebelo de Sousa só não foi o mais votado em 17 dos 308 concelhos.

O Vale do Sousa seguiu a tendência nacional, com Marcelo a vencer em Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel. O candidato conquistou também o concelho de Valongo.

Em Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo, Marcelo Rebelo de Sousa ganhou em quase todas as freguesias. Perdeu o lugar de mais votado apenas em Rans, Penafiel, onde Vitorino Silva conseguiu a melhor votação do país.

Marcelo Rebelo de Sousa toma posse a 9 de Março.

 

Tino de Rans chegou aos 3,3%

Vitorino Silva

Mais de 2,4 milhões de votos fazem de Marcelo Rebelo de Sousa o novo Presidente da República, sucessor de Aníbal Cavaco Silva.

Sampaio da Nóvoa foi o segundo candidato mais votado, com 22,9% dos votos dos portugueses, e Marisa Matias, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, ficou na terceira posição, com 10,1% dos votos, sendo a grande surpresa da noite. Maria de Belém chegou apenas aos 4,2% e Edgar Silva, pelo PCP, ficou-se pelos 4%. O penafidelense Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, foi o sexto candidato a recolher mais votos – 3,3%. Paulo Morais ficou com 2,2% dos votos e Henrique Neto, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira ficaram abaixo do 1%.

De realçar a elevada taxa de abstenção, superior a 51%. Foi a mais elevada numa eleição para um novo Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa venceu em todos os distritos. No Porto, o segundo candidato mais votado foi Sampaio da Nóvoa e a terceira Marisa Matias. A novidade está no quarto mais votado. Vitorino Silva fica à frente de Maria de Belém com 5,7% dos votos.

No Vale do Sousa, o candidato venceu nos seis concelhos. A votação mais elevada que alcançou foi em Paços de Ferreira, com 62,6%, e a mais baixa em Penafiel, com 48,2%.

 

Mais de 11.200 lousadenses escolheram Marcelo para presidente

Resultados das eleições presidenciais 2016 no concelho de Lousada
Resultados das eleições presidenciais 2016 no concelho de Lousada

Mas vamos concelho a concelho. Em Lousada, Marcelo Rebelo de Sousa recolheu mais de 11.200 votos, chegando aos 54,9%. Com menos de um terço dos votos, Sampaio da Nóvoa ficou em segundo lugar, com 17,2%. Vitorino Silva foi o terceiro candidato mais votado, com 11,3%. Seguem-se Marisa Matias, 8%, e Maria de Belém, 4,8%. No total, foram às urnas 51,3% dos eleitores lousadenses.

A melhor votação de Marcelo Rebelo de Sousa é em Nevogilde, onde chega aos 68%. A menor aconteceu em Meinedo, mas mesmo assim chega aos 42%.

Tino de Rans foi o terceiro candidato escolhido pelos eleitores em todas as freguesias. À excepção de Nevogilde, onde fica na segunda posição, com 11,2% dos votos, e do Torno, onde cai para o 4.º lugar, sendo ultrapassado por Marisa Matias.

 

Paços de Ferreira deu 62,6% dos votos ao novo Presidente da República

Resultados das presidenciais 2016 no concelho de Paços de Ferreira
Resultados das eleições presidenciais 2016 no concelho de Paços de Ferreira

Em Paços de Ferreira, Marcelo Rebelo de Sousa também venceu e com uma percentagem superior à conquistada no país, 62,6%. Sampaio da Nóvoa ficou-se pelos 14,7% e Marisa Matias pelos 8%. Vitorino Silva foi o quarto candidato mais votado (7,1%), à frente de Maria de Belém (3,7%).

As votações mais elevadas em Marcelo aconteceram em Penamaior (70,7%) e Meixomil (68%). Vitorino Silva foi o terceiro candidato mais votado em Meixomil, Ferreira, Frazão e Arreigada e Penamaior.

A abstenção no concelho foi de mais de 48%.

 

Edgar Silva teve o melhor resultado da região em Parada de Todeia

Resultados das presidenciais 2016 no concelho de Paredes
Resultados das eleições presidenciais 2016 no concelho de Paredes

Em Paredes, 56,6 % dos eleitores foram às urnas. Marcelo Rebelo de Sousa recolheu 59% dos votos, Sampaio da Nóvoa 14% e Vitorino Silva 11,7%. Nos cinco mais votados ficam ainda Marisa Matias, com 7,8%, e Mara de Belém, com 3,6%.

Duas Igrejas, Sobrosa e Vilela deram mais de 70% dos votos ao novo Presidente da República. O pior resultado do candidato foi em Parada de Todeia, onde recolheu apenas 31,2% dos votos. A freguesia deu o melhor resultado do concelho a Edgar Silva, que teve 11,2%.

Tino de Rans foi o segundo mais votado em Beire, Cristelo, Duas Igrejas, Louredo, Vandoma e Vilela.

 

Vitorino Silva venceu em Rans

Resultados das presidenciais 2016 no concelho de Penafiel
Resultados das eleições presidenciais 2016 no concelho de Penafiel

Sem surpresas, Vitorino Silva, foi o segundo candidato mais votado no concelho de Penafiel, com 22,7% dos votos, ficando à frente de Sampaio da Nóvoa, que chegou aos 15,1%. Ainda assim, não conseguiu levar a melhor a Marcelo Rebelo de Sousa, que conquistou 48,2% dos eleitores penafidelenses.

Mas em Rans, freguesia de onde é natural o candidato penafidelense, Marcelo saiu a perder. 60,9% dos votos foram para Tino. Marcelo Rebelo de Sousa teve a votação mais baixa no concelho, ficando-se pelos 27,3%, e Sampaio da Nóvoa não chegou aos 7%. Vitorino Silva foi também o segundo candidato mais votado em Duas Igrejas, onde chegou aos 34,7%, ficando muito perto de Marcelo.

A menor diferença entre Marcelo (31%) e Sampaio da Nóvoa (24,6%) foi em Rio Mau.

O concelho teve a menor abstenção da região – 58,7% foram às urnas.

 

46,8% dos valonguenses escolheu Marcelo Rebelo de Sousa

Resultados das presidenciais 2016 no concelho de Valongo
Resultados das eleições presidenciais 2016 no concelho de Valongo

Valongo também deu a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa, que foi escolhido por 46,8% dos eleitores nestas eleições presidenciais.

Sampaio da Nóvoa surge, à semelhança do país, como segundo mais votado (22,2%) e Marisa Matias foi a terceira mais escolhida com 11,5% dos votos. Vitorino Silva conseguiu 7,2% dos votos, Maria de Belém 5,2%, Edgar Silva 3,3%, Paulo Morais 2,7% e os outros candidatos não chegaram ao 1%.

Alfena deu a melhor votação a Marcelo Rebelo de Sousa – 50,4% – e a melhor prestação de Sampaio da Nóvoa foi em Ermesinde, onde conseguiu 25,1% dos votos. Vitorino Silva foi o terceiro mais votado em Campo e Sobrado.