A Comunidade Interminicipal do Tâmega e Sousa (CIM), as Infra-Estruturas de Portugal, a Área Metropolitana do Porto, e os municípios de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Valongo e Felgueiras assinaram um “acordo de colaboração”, com vista a estudarem a “viabilidade de construção da linha ferroviária do Vale do Sousa”.

Segundo a CIM emitiu em comunicado, neste estudo, será feita uma “avaliação preliminar”, para a construção desta “solução ferroviária”, que ligará Valongo a Felgueiras, e que é mais conhecida como a “linha do Vale do Sousa”.

A partir de agora, estes organismos vão “desenvolver os estudos necessários à caracterização da situação e à avaliação da viabilidade e adequabilidade desta nova linha ferroviária, às necessidades dos concelhos do Tâmega e Sousa e da Área Metropolitana do Porto”, explica a CIM.

Assim, vão ser desenvolvidos quatro estudos, sendo que o primeiro, tem como objectivo analisar as “condições para implementação de um sistema ferroviário, incluindo o seu modelo de exploração, para avaliar traçados, localização das estações, frequências de serviço, custos e impacto, da nova linha, na estrutura horária existente, e a eventual necessidade de reforço da rede”.

O segundo, versa sobre a “viabilidade técnica e ambiental” deste projecto, de forma a perceber a “exequibilidade, do ponto de vista da engenharia, das soluções de comboio pesado e ligeiro”.

Um outro vai recair sobre a potencial “procura de passageiros” e, um último, será realizado para perceber o “custo-benefício” da obra, de forma a certificar se é uma mais-valia, tendo em conta “os custos estimados” e a “procura”.

À CIM do Tâmega e Sousa, e aos seus municípios associados, Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, vai caber, em parceria com a Área Metropolitana do Porto e os seus municípios, Valongo e Paredes, “o estudo de procura, através do qual se pretende determinar, com maior exatidão e contexto envolvente e o potencial de passageiros”, que vão resultar deste projecto.

Já os três outros pontos, vão ser realizados pelas Infra-estruturas de Portugal.

Para a CIM, esta linha ferroviária “é fundamental, para o desenvolvimento sustentável das regiões do Grande Porto (Paredes e Valongo) e do Tâmega e Sousa (Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira) a implementação de um sistema de transportes ambientalmente sustentável, e com as características adequadas às necessidades das populações por onde atravessa o eixo Valongo e Felgueiras”.

Recorde-se que este projecto também é defendido pelos autarcas destes cinco concelhos, porque o consideram essencial à coesão do território, já que vai ajudar a fixar a população e a atrair mão-de-obra necessária para as empresas da região, ao mesmo tempo que traz melhorias de competitividade e mobilidade da região, a nível interno e na ligação ao Porto.

Em termos de tempo, a futura ferrovia colocaria Paços de Ferreira a 35 minutos do Porto, Lousada a 43 e Felgueiras a 51. A construção do traçado até Felgueiras, no valor de 77,8 milhões de euros, representa a maior parcela do investimento.

No Estudo para a Estratégia Ferroviária da CIM do Tâmega e Sousa, já apresentado ao Governo, há a sublinhar que cerca de “7,2 milhões de passageiros” usariam a Linha do Vale do Sousa, anualmente.