Valongo inaugura, amanhã, as iluminações natalícias e a Aldeia Natal no Largo do Centenário em Valongo e no Parque Urbano de Ermesinde.

Segundo a autarquia, este ano há um reforço do investimento na quadra natalícia, com mais iluminação nas ruas e mais dias nas Aldeias Natal.

“Este ano decidimos aumentar o número de dias das Aldeias de Natal em Ermesinde e Valongo, principais centros urbanos do concelho e onde se concentra o comércio local, aumentando o investimento em iluminação com o objectivo claro de estimular a economia local e mais convívio da comunidade nesta época natalícia”, salienta o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa. O autarca atesta que a adesão da população tem aumentado.

“O valor do investimento global do município em iluminação natalícia é de €89.790. Além dos principais eixos urbanos do concelho, serão iluminados/decorados os principais acessos e equipamentos culturais das freguesias de Alfena, Campo e Sobrado, Ermesinde e Valongo”, explica a autarquia.

Além da Aldeia de Natal, haverá o Ciclo de Concertos de Natal com o “Duo Lírico”, nos dias 8 e 22 de Dezembro, constituído pela soprano Filipa Lopes e pelo tenor Carlos Guilherme. Os concertos que terão lugar nas Igrejas Matrizes de Sobrado e Alfena contarão com a actuação da Banda Musical de São Vicente de Alfena. Já a Igreja Matriz de Campo receberá a Banda Musical de São Martinho de Campo e o Coro Infantil da sua Escola de Música.

No Museu Municipal de Valongo, está patente a tradicional Exposição/Venda de Presépios de trabalhos de artesãos concelhios e de alunos da Escola Básica Vallis Longus, que pode ser visitada até 6 de Janeiro, havendo, ao domingo, artesanato ao vivo.