Mais de 70 xadrezistas de todas as idades e de oito clubes do distrito do Porto participaram, no sábado, no Campeonato Distrital Absoluto de Partidas Semi-rápidas 2022/2023, uma organização da Associação de Xadrez do Porto em parceria com o Agrupamento de Escolas Daniel Faria, Baltar (Paredes).

A competição decorreu na Escola Básica de Baltar e o título de Campeão Distrital Individual Absoluto de Semi-Rápidas foi conquistado pelo Mestre Internacional José Francisco Veiga, da Escola de Xadrez do Porto – Colégio Efanor, que teve seis vitórias e um empate nas sete rondas da prova. O Mestre FIDE José Padeiro, da equipa maiata do “O Amanhã da Criança”, sagrou-se segundo classificado e novo vice-campeão, com seis vitórias e uma derrota, ficando, em terceiro, Simão Pintor, da Escola de Xadrez do Porto-Colégio Efanor, com a mesma pontuação, mas com “pior desempenho nos critérios de desempate”.

Em nota, a Associação de Xadrez do Porto explica que a Campeã Distrital Individual Absoluta Feminina de partidas semi-rápidas foi Maria Beatriz Areal, da equipa “O Amanhã da Criança”, uma jovem sub-16 que terminou a competição na 15.ª posição da classificação geral individual.