Foto: DR/PJ

Dois deficientes mentais profundos, de Lousada, terão sido, durante pelo menos um ano, vítimas de maus-tratos, negligência e até abuso sexual por parte de um casal de familiares. O homem e a mulher, com 53 e 58 anos de idade, foram agora detidos no seguimento de uma denúncia anónima aos serviços sociais da Câmara Municipal.

De acordo com a Polícia Judiciária, estão em causa suspeitas de crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, maus-tratos e violência doméstica sobre os dois familiares deficientes, um homem de 75 e uma mulher de 55 anos de idade, que este casal de cuidadores informais tinha a cargo.

“No ano em curso, foi efectuada uma denúncia anónima aos serviços sociais do município, na qual era levantada a suspeita de que o referido casal de deficientes estaria a ser alvo de maus-tratos e negligência nos cuidados prestados pelos cuidadores, assim como o elemento feminino a ser vítima de abusos sexuais pelo elemento masculino do casal cuidador”, diz comunicado da PJ. As investigações realizadas, “permitiram recolher fortes indícios” de que os crimes estavam a ser praticados, tendo sido realizadas buscas e os suspeitos detidos.

A PJ sublinha “a estreita articulação com o Ministério Público e o apoio prestado pelos serviços assistenciais e médico-legais locais, relevante em todo o processo de apuramento dos factos”.

O homem e a mulher, sem antecedentes criminais, vão agora ser presentes a primeiro interrogatório judicial.