No próximo dia 24 de Março, quinta-feira Santa, realiza-se, mais uma vez, a secular celebração das “Endoenças de Entre-os-Rios”, efeméride inscrita, formalmente, em Diário da República, em Agosto de 2015, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
As comemorações iniciam às 20h30, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão. Por volta das 21h30, segue-se a procissão do Senhor dos Passos em direcção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, lembra a Câmara Municipal de Penafiel.

Estas cerimónias religiosas atraem milhares de pessoas todos os anos.

Endoenças de Entre-os-Rios

“As Endoenças constituem um evento de turismo religioso ímpar, no qual milhares de tigelinhas iluminam as duas margens do rio Tâmega, a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios”, diz nota de imprensa.

No dia 25 de Março, às 15h00, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.
Segundo a autarquia, à semelhança de anos anteriores, serão as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel a comparticipar as mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante a celebração das Endoenças.

Endoenças de Entre-os-Rios