Foto: Câmara de Penafiel

Penafiel prepara-se para abrir as portas a mais um natal, com o Pai Natal a chegar à cidade no dia 7 de dezembro preparado para receber os mais pequeninos até ao dia de consoada.

Já a cidade natal e toda a iluminação, assim como a Árvore de Natal, vão ser ligadas esta sexta-feira, pelas 19h00, na Praça da Escritaria (Sameiro), um momento a ser acompanhado por fogo de artifício e música.

Noutro ponto central da cidade, e à semelhança do ano passado, o Largo da Misericórdia vai converter-se num “Mercadinho de Natal”, com a presença de várias barraquinhas com produtos que vão desde a “gastronomia, à doçaria e bebidas quentes, passando pelo artesanato, decoração, joalharia, bijuteria”, explica o município, em comunicado.

No dia 7 de dezembro, o Pai Natal chega a Penafiel, mas não vem com as renas. O Clube Penfidelense de Automóveis vai dar boleia ao homem das barbas brancas que vai chegar ao Bosque Encantado, na Praça do município, num clássico e ali vai ficar até ao dia de consoada.

Junto à Igreja das Freiras, na Av. Sacadura Cabral, vai rodopiar um carrosel, ao jeito parisiense, onde cada volta vai levar as crianças a uma viagem ao mundo de encantar dos duendes, das renas e dos briquendos.

As animações de rua será feita com música e teatro infantil, com atividades, sobretudo, nos feriados e fins de semana, e são direccionadas a toda a família. Os estabelecimentos comerciais voltam a acolher a iniciativa “Músicas de Natal”, protagonizadas pelos músicos Eduardo Peixoto e Rui Taipa.

Além disso, em vários locais do coração de Penafiel vão ser disponibilizados baloiços de Natal, convidando todos os visitantes a tirarem fotografias para criarem memórias.

Este ano, mantêm-se ainda as iniciativas de apoio ao comércio local, com o concurso de montras “A Minha Montra é que é!” e o incentivo à aquisição de presentes e bens nas lojas espalhadas pela cidade de Penafiel. Quem comprar fica habilitado a rceber prémios.

Para o presidente da Câmara Municipal, “ano após ano, a magia da quadra natalícia tem sido vivida intensamente em Penafiel” e, este ano, não vai ser diferente.

“É uma época especial onde, através do programa Penafiel Cidade Natal”, é reforçada “a dinâmica da cidade”, sendo ainda “um apoio importante para o comércio tradicional. O saber acolher bem é uma marca muito forte de Penafiel, agora com mais brilho e encanto”, destacou Antonino de Sousa, citado na mesma nota.

Já o responsável pela Associação Empresarial local, sublçinha que esta é uma época em que se promove “o que de melhor o comércio local tem para oferecer”. Por isso, é uma “obrigação apoiar os empresários com as diversas dinâmicas desenvolvidas”.

A iniciativa “Penafiel Cidade Natal” é uma organização da autarquia e a Junta de Freguesia locais, assim como da Associação Empresarial de Junta de Freguesia de Penafiel.