Foto: CM Lousada

Começou, no sábado, o projecto Lousada Charcos. Trata-se de mais uma acção de educação e intervenção ambiental levada a cabo pela Câmara Municipal de Lousada, em parceria com a Associação BioLiving e a Associação Portuguesa de Herpetologia (APH), ao abrigo do projecto europeu Imprint Plus, refere a autarquia.

Naquele que o município elegeu como o ano do Ambiente e da Biodiversidade, este projecto tem como objectivo criar uma rede de charcos e educar para a sua importância ecológica, envolvendo a comunidade escolar e o público em geral em acções de construção e recuperação destas importantes massas de água.

“Os charcos são elementos paisagísticos muito importantes para a conservação da natureza, ao providenciarem suporte às plantas aquáticas, para além de proporcionarem água, alimento e local de reprodução para um grande número de animais, invertebrados e vertebrados. Os charcos são ainda excelentes sumidouros de carbono, ajudando na regulação climática, constituindo peças fundamentais para a qualidade ambiental de qualquer região”, explica a autarquia.