No próximo dia 2 de Setembro, Lousada vai apresentar e discutir a Estratégia Local de Habitação de Lousada (ELHL) junto do Conselho Local de Acção Social, com a
calendarização das intervenções a realizar. Os passos seguintes passam pela apreciação
pelo Executivo e Assembleia Municipal.

“A filosofia desta Estratégia passa por criar pequenos núcleos habitacionais, perto
das infraestruturas que já estão construídas, nomeadamente, das escolas e centros de
saúde, proporcionando a todos os lousadenses uma habitação digna”, refere a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Lousada, Cristina Moreira, citada em nota da autarquia.

Publicidade

As pessoas com fracos recursos económicos tiveram a oportunidade de se candidatar a financiamento, através do Programa Nacional 1.º Direito, que permite efectuar obras de reabilitação ou construções de raiz, mediante apoio financeiro.

O processo foi apresentado publicamente a 17 de Julho num fórum de discussão, contando com a presença de técnicos e dirigentes de associações locais, autarcas, empresários e agentes imobiliários. O objectivo foi dar a conhecer as novas medidas de apoio à recuperação de habitações e recolher contributos para a elaboração da Estratégia Local.

Depois disso, foram realizadas reuniões por todas as freguesias, nas juntas e também em instituições particulares de solidariedade social para a elaboração do diagnóstico local com a identificação das necessidades habitacionais, em particular das pessoas que vivem em condições indignas e que possuem fracos recursos financeiros. Foram sinalizadas as famílias que necessitam de habitação e os espaços abandonados.