Lousada é um dos municípios que vai receber, no dia 22 de Maio, o projecto artístico ‘Festa’, que junta grupos folclóricos do Tâmega e Sousa e Douro, num total de 14 municípios envolvidos.

A partir das 18h00, a Praça das Pocinhas acolhe a performance dirigida pela coreografa Filipa Francisco, que estudou dança, teatro, improvisação e dramaturgia na Escola Superior de Dança, na Companhia de Dança Trisha Brown, no Lee Strasberg Institute, em Nova Iorque.

Para além de Lousada, a ‘Festa’ passa por Castelo de Paiva, no dia 14 de Maio, e a 21 viaja até Mondim de Basto.

Este é um espectáculo feito a partir do trabalho comunitário com participantes dos 14 municípios integrantes da rede, incluindo para o efeito o conhecimento acumulado dos grupos folclóricos, avança a organização, em comunicado.

Este é um projecto “artístico transversal e com impacto emocional” que visa valorizar a “identidade e coesão territoriais”, reforçar “o sentimento de pertença das comunidades” e dignificar o modo de vida actual.

A ‘Festa’ insere-se no projecto ‘Inventa’, potenciando o desenvolvimento de uma rede de programação ampla, dispersa e inclusiva, num território com uma população de aproximadamente 543 mil habitantes oriundos de Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

O Inventa é um projecto promovido no âmbito da operação Cultura em Rede – Tâmega e Sousa, sendo co-financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here