Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel com carros de luxo acima da média nacional

Expresso cruzou dados e diz que há concelhos com baixos rendimentos declarados e baixo poder de compra com elevado número de “carros de ricos”, ou seja, das gamas de luxo e premium

0

É a Norte que há mais rendimentos a ir para carros de luxo, diz o Expresso. O jornal semanário cruzou dados sobre o parque automóvel português e poder de compra e rendimentos declarados no IRS, concelho a concelho, para concluir que, numa altura em que as vendas de carros topo de gama voltaram a disparar, “há muitos concelhos com baixo rendimento declarado com um parque automóvel bem apetrechado”. Basicamente: concelhos pobres com carros de rico. E a região não escapa, estando Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel entre os 70 concelhos do país com mais carros de luxo.

Segundo o Expresso, tendo por base o número de carros de luxo e premium por 100 mil euros de rendimento declarado no IRS, “há 56 concelhos em Portugal onde os carros luxo e premium compõem mais de 20% do respectivo parque automóvel, acima da média”. “Dentro destes, estão muitos concelhos que estão na cauda do rendimento declarado e nos indicadores do nível de vida”, acrescenta a mesma publicação.

Na região, os concelhos têm entre 4,7 e 5,0 carros por cada 10 habitantes. Sendo que, quando a média nacional de carros de luxo e premium é de 18%, os concelhos de Lousada (22,1%), Paços de Ferreira (23%), Paredes (21,2%) e Penafiel (21,9%) ficam acima desse valor. É em Paços de Ferreira que se atinge a percentagem mais elevada de carros de gama alta. Estão todos entre os 70 concelhos com mais carros de luxo e premium apesar dos baixos rendimentos. Valongo fica abaixo da média nacional, com 17,4%, apesar de ser o concelho da região com maior poder de compra e maiores rendimentos declarados.

O jornal conclui que não há relação directa entre a qualidade do parque automóvel de um concelho e o rendimento declarado nessa região. Ou seja, há concelhos onde há bons carros e o rendimento médio por habitante comunicado às Finanças se situa bem abaixo da média nacional.

Recorde-se que os concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo têm índices de poder de compra muito abaixo da média nacional.

O Expresso inclui nos carros de luxo marcas como Maserati, Lamborghini, Bentley, Ferrari, Jaguar, Porsche e Aston Martin, entre outras. No premium estão Audi, BMW, Mercedes, Land Rover, Lexus e Tesla.

Pode consultar aqui o mapa interactivo com todos os concelhos do país.