Ana Sofia Magalhães venceu o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2023, de Lousada, com o projeto “O Parque enrola na Areia”.

Os resultados foram conhecidos no passado sábado, 12 de agosto, no Dia Internacional da Juventude., e a vencedora quis “criar um espaço multifuncional, em piso de areia, adequando à prática de várias modalidades desportivas como o voleibol, o futebol de praia ou do futevólei”.

O projeto vai nascer no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca porque a “sua essência eminentemente ligada ao desporto e encerra em si a centralidade do local e a fácil acessibilidade o que favorece a utilização por parte da população Lousadense de um espaço ainda mais atrativo e multifuncional”, refere Ana Sofia na proposta.

Tornar o “o desporto ainda mais inclusivo, e promover a adoção de comportamentos mais saudáveis favorecendo o bem-estar de todos, em particular dos mais jovens” foram algumas das mais-valias apresentadas nesta proposta, cujo valor estimado é de 30 mil euros.

Citado em nota de imprensa, o Vereador da Juventude, Nelson Oliveira, sublinhou a importância do OPJ ao dizer que “é mais uma ferramenta que está exclusivamente destinada aos jovens de Lousada, de modo que estes participem e apresentem os seus contributos para nossa terra”.

“Ao longo dos anos já foi possível implementar um conjunto de ideias que tem vindo a demonstrar a sua pertinência e viabilidade, sendo certo que também são aproveitadas iniciativas que não foram vencedoras”, acrescentando que “este ano o OPJ estreou uma nova plataforma de votação que possibilitou a coexistência de uma maior fiabilidade, mas também facilidade de submissão de voto por um simples SMS”.

Estiveram ainda em votação as propostas “Parque canino – Faremos os nossos cães ainda mais felizes”, “Parque infantil inclusivo – todas as crianças merecem brincar!”, “Ludoteca Lousadense”, “Feira do Livro”, “Bar / Café-esplanada no Largo da Nossa Sra. da Conceição”, “Lousada sempre com Energia”, “Ginástica ao Serviço de Lousada” e “Dar Voz ao Jazz”.

O processo participativo assenta na consulta direta, sob forma de proposta, dos cidadãos jovens residentes no Município de Lousada, com idades compreendidas entre 14 e os 30 anos, inclusive.

Todas as propostas apresentadas tinham, obrigatoriamente, de ser relativas a investimentos municipais, enquadradas nas necessidades municipais e conjugadas com as linhas de orientação gerais para a promoção do superior interesse público.

No pódio, para além do projeto vencedor que obteve 220 votos, em segundo lugar ficou o projeto “Ginástica ao serviço de Lousada” com 94 votos e seguido do projeto “Bar no Largo Nossa Senhora da Conceição” com 84 votos.