Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

“Mais uma boa notícia”. Foi a expressão usada por Pedro Machado, na assinatura de mais um protocolo com o IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, para anunciar que já foi lançado o concurso para a obra de requalificação do Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, no centro da vila.

A obra, orçada em 4,5 milhões de euros (já com IVA) tem prazo de execução de 450 dias.

Consiste na “reabilitação das partes comuns, incluindo substituição de revestimentos, instalações eléctricas e redes prediais. Pinturas e isolamento térmico das paredes exteriores, substituição de caixilharias e estores. Reabilitação de coberturas, entre outros trabalhos”, lê-se no aviso publicado em Diário da República.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Correm os prazos regulamentares e a empreitada arranca no próximo ano.

Segundo o presidente da Câmara de Lousada, este é “um anseio antigo já com décadas”.

“Temos o Bairro Dr. Abílio Alves Moreira com 252 fracções que não tem obras de fundo há décadas e estava degradado e era um anseio revitalizá-lo”, explicou. “É um grande investimento em Lousada muito desejado pela comunidade”, afiançou ainda.

Em causa estão 10 dos 12 blocos habitacionais. O IHRU é proprietário da maioria, mas o empreendimento é de propriedade mista, já que há inquilinos que compraram as suas fracções.

Ao longo dos últimos meses, o IHRU e o município reuniram diversas vezes com os proprietários privados dos Blocos L e M (que detêm a maioria dos fogos destes dois blocos) no sentido de os sensibilizar a juntarem-se à empreitada, mas, refere fonte da autarquia, a maioria dos proprietários deliberou em reunião de condomínio não se associar a esta obra, prevendo avançar posteriormente para outro tipo de solução. A obra incidirá em 10 blocos.

* Notícia actualizada com mais informação.