O Município de Lousada integra uma rede de parceiros europeus destinada à realização de actividades e açcão de promoção de estilos de vida activos, formação especializada e integração. Em nota de imprensa, a autarquia explica que são quatro projectos co-financiados pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

Um deles é o “Kids in Action” (KIA), uma parceria entre Portugal, Espanha e Turquia que tem o objectivo “criar uma forma fácil e prática de tornar as crianças e os seus pais mais conscientes da importância da actividade física, com o foco especial em aumentar o desenvolvimento de competências em idades precoces”. O projecto já está em curso e dura dois anos, é coordenado pelo Município de Lousada e inspira-se nos Megaencontros Desportivos que, desta forma, vão ser disseminados por todos os parceiros. “Cada parceiro tem de desenvolver um evento desportivo mensal, durante 10 meses, direcionado para as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo”, refere nota de imprensa da autarquia.

Já o projecto SupSport é para crianças do pré-escolar e tem a duração de 18 meses. Visa encorajar as famílias das crianças entre os três e os seis anos de idade a praticar desporto juntamente com os seus filhos já que “é nesta faixa etária que a criança desenvolve significativamente as suas capacidades psicomotoras que, actualmente, são afectadas pelos dispositivos tecnológicos que usam diminuindo os níveis de actividade física”. É coordenado por um município da Turquia e, além de Lousada, integram-no ainda municípios da Roménia e Espanha.

Está a ser ainda dinamizado o projecto “Sport and Social Inclusion Future for Children – Future ++” que pretende promover, desenvolver e partilhar um programa europeu de educação para treinadores. “Procura ajudar a motivar os treinadores para que tornem o desporto não só envolvente, capacitativo e agradável, mas também um instrumento de valor acrescentado para a inclusão social”, descreve a Câmara. Tem a duração de 24 meses e estão envolvidos oito parceiros europeus (além de Lousada, em Portugal, em Espanha, na Grécia, Itália, Reino Unido e Alemenha) que têm como finalidade criar um programa de formação que depois vai ser aplicado nos seus territórios.

Por fim, o projecto Do Nature Sports, Protect Nature, Save Your Future (SpoNaFu), na área da sensibilização ambiental pelo desporto, tem como objectivo sensibilizar os alunos de diferentes ciclos para a importância da criação de um ambiente sustentável, da reciclagem e do respeito pela natureza, utilizando os desportos de natureza como veículo. “Das actividades destacam-se acções de sensibilização sobre reciclagem e de eliminação de resíduos através da promoção dos desportos de natureza. Os estudantes das equipas vencedoras têm a oportunidade de participar no Festival Internacional da Natureza e do Ambiente, a realizar na Turquia”, havendo ainda participação de Itália, Espanha, Portugal e Eslovénia.