O município de Lousada faz parte de um grupo restrito de sete concelhos que estão a implementar o projecto desenvolvido pela “Teach For Portugal”, com vista a promover a igualdade educativa.

O projecto pretende promover o desenvolvimento de expectativas e competências que permitam um percurso escolar de sucesso, desenvolver projectos sustentáveis para o
sucesso da comunidade escolar, nomeadamente, o envolvimento de pais e encarregados
de educação e demais actores da sociedade no processo educativo.

Vão ser abrangidas 150 crianças do segundo ciclo do ensino básico, alunas do professor-mentor que lecciona, neste caso, na Escola Básica Lousada Este.

Através da rede internacional “Teach For All”, vai ainda ser recrutada uma técnica superior para a escola em questão durante dois anos lectivos, segundo informa um comunicado da autarquia.

As actividades lectivas e de acompanhamento vão realizar-se dentro e fora da sala de
aula, em articulação com o professor-mentor, que lecciona na escola e tem como
função acolher o participante “Teach For Portugal”, e com a direcção da escola. Já as
actividades com a comunidade escolar e educativa vão decorrer no período não lectivo.

 

De acordo com o Vereador da Educação, António Augusto Silva, “a adesão ao ‘Teach For Portugal’ vai permitir que a autarquia possa alocar um recurso humano com formação específica, altamente motivado e socialmente comprometido, que vai trabalhar de uma forma supletiva com alguns docentes e supervisionado pela Direcção da Escola, no sentido de
ajudar alguns alunos a desenvolver todas as suas capacidades”. “Espera-se que trabalhe directamente com os alunos e que estabeleça uma relação estreita com as famílias, no sentido de remover obstáculos à aprendizagem dos alunos alvo”, continua, citado em comunicado.

O Programa de Desenvolvimento da “Teach For Portugal” – uma organização que tem
como missão combater a desigualdade educativa e garantir que todas as crianças têm a educação, o apoio e as oportunidades necessárias para desenvolver o seu máximo potencial, independentemente do contexto socioeconómico de onde provêm – define quatro pontos essenciais para reduzir o número de alunos com níveis negativos e a taxa de retenção e desistência. Existe, por isso, um Programa de Formação e Desenvolvimento de Liderança, a Intervenção em sala de aula, Desenvolvimento de Projectos Escolares e Desenvolvimento de Projectos Comunitários.

A iniciativa desenvolvida pelo município de Lousada tem como finalidade a “Promoção do Sucesso Educativo”, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. A medida é co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020), no quadro do regulamento específico “Capital Humano”, tendo um valor de aproximadamente 24 mil euros para os dois anos lectivos.

Além de Lousada, integram o projecto Braga, Gondomar, Guimarães, Porto, Vila Nova de
Famalicão e Vila Nova de Gaia.

A apresentação, que teve o apadrinhamento do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decorreu a 17 de Setembro na Fundação Vasco Vieira de Almeida, em Lisboa, e contou com a presença do Vereador da Educação da Câmara de Lousada.

EB Lousada Este vai receber jovem licenciada durante dois anos

Ana Marta Silva é a jovem licenciada que está a desenvolver o projecto “Teach For Portugal” na Escola Básica Lousada Este. Tem formação superior na área da Biologia e está desde o ano passada ligada à organização.

Acredita que “a educação é o principal motor de transformação da nossa sociedade e que tem um papel particularmente importante em contextos sociais mais desfavorecidos”. “Residindo no Tâmega e Sousa, uma das regiões do país que mais desafios enfrenta, identifico-me integralmente com o propósito de trabalhar num futuro de oportunidades iguais e não condicionado pelo local onde nascemos”, acrescenta.

“Está a ser incrível. Fui muito bem recebida na EB Lousada Este, estando a colaborar com docentes nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Dança, Música e Drama, do quinto e sexto ano”, descreve.

Quanto a expectativas, Ana Marta Silva espera “poder contribuir para a melhoria da realidade educativa da escola, não só de um modo directo na sala de aula, mas podendo ajudar os alunos fora da mesma”. “O principal objectivo é garantir que crescem entendendo que poderão ser o que quiserem, independentemente do sítio de onde venham. Muitas das vezes, o processo passa por fazê-los acreditar que são capazes, quando eles próprios acham que não. Todos têm capacidades para atingirem a sua definição de sucesso”, garante a jovem.