No ano em que se assinalam os 50 anos da instalação da Fabinter – Fábrica Internacional de Confecções em Lousada, a Câmara Municipal decidiu eternizar num mural o mentor da empresa, o suíço Hans Isler.

O mural de arte pública, colocado no Bairro Dr. Abílio Moreira, muito próximo do local onde funcionou a Fabinter e, cujos terrenos, foram doados pelo empresário, foi pintado por Frederico Draw e Contra.

 

Recorde-se que Hans Isler nasceu na Suíça a 16 de Janeiro de 1927. A ele se deve a fundação da Fabinter, que muito contribuiu para o desenvolvimento industrial do concelho e a criação da patente Kispo.

A empresa foi criada em 1969 e instalou-se em Casais e posteriormente no antigo edifício dos Bombeiros, até à construção da unidade de raiz, na avenida agora com o seu nome.

Atingiu o apogeu entre 1977 e 1985, com uma centena de pequenas e médias empresas em regime de sub-contratação, num total de mais de 12 mil trabalhadores.

Hans Isler foi benemérito dos Bombeiros Voluntários, da Banda de Lousada e de muitas iniciativas de interesse social, inclusive a cedência de terrenos para o bairro social na vila. Faleceu em 1985 e recebeu, a título póstumo, a Medalha de Mérito Municipal.