Lousada foi eleito Município Amigo do Desporto

Na categoria de Programa Desportivo do Ano que leva em conta as boas condições das instalações, mas também projectos e eventos promovidos para todos os públicos. Número de atletas federados no concelho tem vindo a aumentar, revela vereador

0

Lousada recebeu, esta semana, o galardão de Município Amigo do Desporto. O concelho ficou em segundo lugar a nível nacional na categoria Programa Desportivo do Ano 2019.

Segundo o vereador do Desporto, o prémio foi atribuído pela Cidade Social em parceria com a APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto e a Direcção Geral da Saúde e com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, no seguimento de uma candidatura do município.

À categoria de Programa Desportivo do Ano concorreram aproximadamente 50 autarquias. O objectivo era reconhecer “as boas práticas a nível dos programas de promoção e sensibilização de prática regular de desporto e da actividade física, assim como a gestão de instalações desportivas”, refere António Augusto Silva. Em conta foram levados temas como a organização e planeamento desportivo; as instalações desportivas; os eventos desportivos e de formação; os programas de actividades físicas; as estratégias e práticas de promoção de desporto solidário e a promoção da ética desportiva e dos valores como a inclusão e a responsabilidade social; as parcerias existentes; e a implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.

Pelas “características diferenciadoras e pelo dinamismo existente” no concelho, a candidatura de Lousada foi uma das mais votadas pelos 95 Municípios Amigos do Desporto, adianto o autarca.

“É um orgulho termos sido distinguidos com o Programa Desportivo do Ano e este prémio é o resultado de um trabalho colectivo, desde logo para a nossa pequena equipa do Desporto (técnicos superiores, assistentes técnicos, etc.), bem como para os que ao longo de décadas tiveram a visão de construir instalações desportivas de excelência e principalmente para os lousadenses que de uma forma individual ou enquadrados nas dinâmicas associações desportivas locais aderem às actividades promovidas pelo município”, defende o vereador ao Verdadeiro Olhar.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Este galardão dá agora ao município uma “responsabilidade acrescida” para continuar a trabalhar, sobretudo por ser também um dos concelhos mais jovens de Portugal Continental.

O autarca realça que, neste Ano Municipal da Educação, o Desporto não ficou esquecido e foi lançado o projecto “Ficar na escola compensa: Desporto para todos” que tem como objectivo principal melhorar o sucesso escolar no concelho através do Desporto. “Pretende-se, desta forma, proporcionar aos alunos provenientes de famílias economicamente desfavorecidas, em risco de abandono escolar, com menos sucesso escolar e problemas disciplinares a praticar uma modalidade desportiva gratuita, ao seu gosto, em troca de um compromisso com uma relação mais positiva com a escola”, explica António Augusto Silva.

Em Lousada, existem actualmente 17 associações desportivas activas e 2.789 atletas federados. “Tem havido um crescimento efectivo da prática desportiva federada já que em 2015 este número era de 1.361 atletas”, frisa o autarca.