Para sensibilizar para a problemática do cancro da mama, Lousada associou-se à Campanha do Laço Rosa. Os laços estiveram à venda em diversos locais do concelho durante o mês de Outubro.

Um jantar onde participaram cerca de 80 pessoas marcou o final da iniciativa e serviu para entregar o valor angariado à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Segundo a vereadora da Acção Social, Cristina Moreira, “o valor recolhido por todas e todos quantos puderam adquirir o seu laço e dar assim o seu donativo resultou em mais de 500 euros”.

A iniciativa serviu também como momento de sensibilização. “Julgo ter reunido consensos no sentido de se repetir todos os anos, pois é preciso dar visibilidade ao facto de que a prevenção e rastreio são as duas armas mais poderosas na luta contra o cancro da mama”, acrescentou a autarca.

Recorde-se que está a ser desenvolvido um programa de rastreio em Lousada, junto ao Centro de Saúde, até final de Janeiro do próximo ano. O objectivo é chegar a todas as mulheres com idades compreendidas entre os 45 e 69 anos, tendo a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem disponível uma unidade móvel onde são realizadas as mamografias, por profissionais credenciados.