O evento “Há Bola na Vila” trouxe a Lousada vários protagonistas do futebol durante este mês, num conjunto de conferências que decorreram no Puro Flow, Espaço AJE e Auditório Municipal.

No primeiro dia, o tema foi “Pais & Filhos” com António Sousa, ex-jogador e treinador, Ricardo Sousa, treinador do S. C. Beira-Mar, e Afonso Sousa, jogador do F. C. Porto. Avô, pai e neto falaram da paixão do futebol que os une, segundo informou nota da autarquia, juntando “três gerações da família, facto que nunca tinha acontecido publicamente”. António Sousa acrescentou ainda que é inegável afirmar que “o gene do futebol
está presente na família”.

O filho Ricardo, que seguiu as pisadas no mundo do futebol revelou que, ao longo da carreira, sempre teve orgulho no trabalho desenvolvido pelo pai. Já Afonso Sousa, o mais novo desta geração, referiu que faz “questão de ter o nome Sousa na camisola” que veste no F. C. Porto.

“Histórias da Terra” foi o tema do segundo dia da actividade, que teve como destaque a Associação Desportiva de Lousada (ADL), que celebrou 70 anos desde a sua fundação. Joaquim Valiñas, ex-presidente da ADL, Tonita Fernandes, ex-jogador e ex-presidente da ADL, e Chico “Doceiro”, ex-jogador da ADL, foram alguns dos protagonistas que intervieram, mas no decorrer desta conversa outros pessoas participaram.

A última conferência, sobre “Da Rua à Alta Performance”, teve como convidados Miguel Lopes, treinador adjunto do Lusitânia de Lourosa, Daniel Ramos, treinador de futebol, e António Oliveira, conhecido por “Toni”, treinador de futebol.

Para “Toni”, com vasta carreira de treinador de equipas portuguesas da Primeira Liga e também de clubes internacionais, “o futebol de rua de hoje já não é semelhante ao que se praticava há 60 anos, onde o Largo da Igreja era o campo e havia paragem de jogo cada vez que passava um carro”.

Daniel Ramos referiu que começou também por jogar futebol de rua “descalço na
areia, em Vila do Conde”.

Miguel Lopes, com trabalho realizado nesta área, apresentou alguns dados, afirmando que “o jogo na rua não é o futebol de rua”. “Esse, tal como o conhecemos, deixou de existir”.

A apresentação e moderação das conferências foi realizada por Rodrigo Magalhães, jornalista da Sport TV, e por Luís Ângelo Fernandes.