O sucesso das iniciativas “Plantar Lousada no seu Quintal” e “Plantar Lousada no Natal” levou a Câmara Municipal de Lousada a querer ir mais longe. Por isso, anunciou a autarquia, há mais 15.000 árvores nativas para oferecer, desta vez, a todos de qualquer ponto do país.

A campanha chama-se mesmo “Árvores Nativas para Todos!” e pretende disponibilizar árvores nativas para apoiar projectos de conservação da natureza, plantação ou reflorestação com espécies florestais nativas, implementados por pessoas individuais ou por grupos formais e não formais, como associações, escolas, escoteiros ou movimentos cívicos, refere o município. Para vir buscar árvores gratuitas basta ter mais de 18 anos, um terreno – quintal, jardim ou parcela florestal – onde plantar e assumir o compromisso de honra de manter o cuidado e manutenção das árvores após a sua plantação.

“Após os trágicos acontecimentos que marcaram este Verão, a autarquia de Lousada comprometeu-se a fundo com a floresta Portuguesa, prometendo não dar tréguas aos movimentos solidários e ambientais. Lousada pretende contribuir para um país mais verde, com mais qualidade ambiental, e onde as pessoas se sintam melhor”, sustenta a mesma fonte no regulamento do projecto.

Os interessados em receber árvores devem submeter uma candidatura até 31 Janeiro de 2018, usando o formulário disponibilizado pela Câmara de Lousada no seu site, indicando os propósitos e locais de plantação e as árvores que pretendem plantar. No total há 15 espécies disponíveis desde amieiros, bétulas, castanheiros bravos, lódãos, ciprestes, faias, freixos-comum, carvalhos negral e carvalhos alvarinho, sobreiros, borrazeiras pretas, salgueiros brancos, pinheiros mansos, medronheiros até azevinhos.

As árvores são gratuitas mas, depois do pedido aprovado, os contemplados têm que recolher as árvores atribuídas no Ecocentro Municipal de Lousada até 24 de Fevereiro de 2018. A autarquia salienta que a oferta estará sempre disponível ao stock de árvores disponíveis.

Recorde-se que o projecto Plantar Lousada começou em 2016, pela mão da Câmara Municipal de Lousada com o apoio da Associação BioLiving, com o objectivo de plantar 10.000 árvores no concelho de Lousada até 2018. A meta era melhorar a qualidade ambiental do território e a qualidade de vida dos munícipes.

Na primeira época de plantações foram plantadas cerca de 4.500 árvores autóctones em mais de 10 hectares de áreas degradadas com o apoio de mais de 700 voluntários e 25 instituições que contribuíram com cerca de 3.000 horas de trabalho solidário. Já no âmbito do “Plantar Lousada no Quintal” e “Plantar Lousada no Natal… Uma árvore para si!”, só em Dezembro, mais de 650 pessoas levantaram no ecocentro cerca de 4.500 árvores para plantar.