A Liga de  Futebol Amador do Concelho de Lousada, competição organizada pela Associação de Futebol Amador de Lousada (AFALousada) viu as suas provas serem oficializadas pela Federação Portuguesa de Futebol através de um acordo que contou com as presenças do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes; do presidente da Associação de Futebol do Porto, Lourenço Pinto;  do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lousada, António Augusto Silva; e do presidente da AFAL, Bruno Silva.

Segundo o responsável da AFAL, o acordo resultou do decreto-lei 45 imposto pelo Governo e comprova que a AFAL cumpre com as obrigações definidas pela FPF.

Bruno Silva esclareceu, também, que a assinatura foi o culminar de um processo negocial, que está a ser efectuado desde Maio deste ano, entre as entidades que assinaram o documento que preconiza ainda a realização de acções de formação para agentes desportivos participantes nas provas de futebol, formação de treinadores e árbitros.

Citado em comunicado, o vereador do Desporto, António Augusto Silva, referiu que este processo acabou ser simples, na medida em que a AFAL há muito que cumpria as exigências impostas pela Federação Portuguesa de Futebol, nomeadamente os exames médicos e os seguros desportivos.

“A partir de agora a FPF pode contabilizar os atletas de futebol amador na categoria de desporto de recreação e lazer e, desta forma, espelhar com mais rigor em termos internacionais, o universo do futebol em Portugal”, revelou.

Publicidade