O Lar e Centro de Dia Padre Américo, valência da Associação de Desenvolvimento da Vila de Paço de Sousa, organizou a primeira edição do concurso “Chapéu da Primavera”, a 22 de Março.

Participaram, além da instituição organizadora, o Centro Social de Galegos, o Centro Social e Paroquial S. Estevão de Oldrões, o Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo, a Misericórdia de Paços de Ferreira, a Misericórdia de Penafiel, o Centro Social e Paroquial de Recarei, a Associação de Desenvolvimento S. Mamede de Canelas e a Santa Casa da Misericórdia de Lousada.

“Os chapéus foram usados por utentes que desfilaram perante a câmara que fazia a transmissão e um júri presencial”, descrevem. O primeiro lugar foi para o chapéu do Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo. Ao pódio subiram também os chapéus da Associação de Desenvolvimento S. Mamede de Canelas e da Misericórdia de Paços de Ferreira, que conquistaram respectivamente o segundo e terceiro lugar.

“A pandemia provocada pela doença Covid-19 tem um forte impacto na normal vivência das pessoas que usufruem destes equipamentos. A distância social, usada como forma de prevenção à transmissão da doença, afecta utentes, mas também os contactos entre as instituições e os seus colaboradores”, justifica o Lar e Centro de Dia Padre Américo. “Minimizar e combater estas consequências, promovendo a actividade, a colaboração e o relacionamento das IPSS, além do convívio virtual dos utentes e colaboradores que acompanharam o concurso através da plataforma Zoom estão na base da ideia para este concurso”, referem ainda em nota de imprensa.