Francisca Jorge, de 19 anos e natural de Guimarães, venceu o Lousada Indoor Open I, uma competição de ténis que decorreu no Complexo Desportivo de Lousada, entre os dias 21 e 27 de Outubro.

Depois do título alcançado no ano passado (também contra uma jogadora gaulesa, Aubane Droguet), Francisca – mais conhecida por Kika – superou a francesa Carole Monnet, em três sets, pelos parciais de 4-6, 7-6 (6) e 6-4, ao fim de 2h32.

“Acreditei sempre e talvez tenha sido a minha maior experiência que me ajudou a conseguir a vitória”, referiu a jogadora, citada em comunicado da organização. “É sempre especial jogar aqui, poder contar com o apoio da minha família e amigos. Dedico-lhes esta vitória e à minha treinadora Neuza Silva por acreditar sempre em mim”, acrescentou.

Com esta vitória, Francisca Jorge levou para casa a maior fatia do prémio monetário, cerca de 2300 euros. O Lousada Indoor Open I distribuiu 15 mil dólares (cerca de 13.500 euros) em prémios monetários.

Publicidade

Desta segunda-feira até domingo, decorre a segunda parte desta competição de ténis, que conta com oito presenças portuguesas. A tenista ucraniana radicada em Portugal Elizabet Hamaliy qualificou-se, no passado domingo, para a ronda de acesso ao quadro principal do Lousada Indoor Open II, depois do jogo de aproximadamente três horas com a irlandesa Ruth Copas.

Nos restantes embates do dia, a irlandesa Sinead Lohan venceu Inês Oliveira, por 6-3 e 6-0, tendo agora pela frente a espanhola Lidia Moreno Arias, vencedora do encontro ante Adelina Krueger, da Alemanha, por 6-0 e 7-6 (5). Celia Cervino Ruiz, tenista espanhola de Pontevedra, venceu a portuguesa Madalena Peneda, por 6-0 e 6-0.

Já a israelita Darya Schwatzman superou com dificuldades a espanhola Maria Martinez Vaquero, por 6-4 e 7-5, e a russa Anastasia Mironova derrotou a alemã Laura Boehner, por equilibrados 4-6, 6-3 e 10-7, refere ainda o comunicado.

Sara Lança vai esperar pelo resultado do embate entre a francesa Zoe Richard e a britânica Sashi Kempster. Ana Filipa Santos, terceira cabeça de série, joga o acesso ao quadro principal com a alemã Laura Boehner ou a russa Anastasia Mironova e Leonor Oliveira defronta a lituana Andre Lukosiute. Sara Neto mede forças com a italiana Valentina Losciale, Madalena Amil defronta Carolina Azadinho.

A primeira cabeça-de-série desta fase de qualificação é a espanhola Gemma Lairon Navarro, que vai ficar isenta da primeira ronda, o mesmo acontecendo com a israelita Yarden Akler, oitava pré-designada do torneio.

Por último, a francesa Gabrielle Clairotte defronta a russa Ksenia Kolesnikova.

O Lousada Indoor Open II está também dotado com 13.500 euros em prémios monetários.